Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2181
Tipo: Dissertação
Título: Regulação de geradores de fluxo pela variação da rotação
Autor(es): TASINAFFO, Paulo Marcelo
Abstract: O balanço energético de um conjunto moto-bomba na presença do inversor de freqüência é o tema principal desta Dissertação de Mestrado. Dessa forma, um simulador (software) foi desenvolvido para realização desta tarefa. Esse software considera, durante a simulação do sistema, tanto as características de funcionamento do conjunto moto-bomba, como também, as características físicas e geométricas da instalação hidráulica em que esse conjunto estará atuando. As instalações de abastecimento de água potável por bombeamento, existentes nas cidades para o abastecimento das residências, são referidas neste trabalho. Deste modo, dadas as características de funcionamento do conjunto moto-bomba (diagrama colina), as características física e geométrica da rede hidráulica (isométrico da instalação) e o consumo mensal de água potável das residências beneficiadas por essa rede, então, o balanço energético do sistema (na presença do inversor de freqüência) poderá ser realizado. As ferramentas matemáticas utilizadas nessa Dissertação foram as combinações do método de simulação de Monte Carlo e das Redes Neurais Artificiais. A Figura 1 ilustra didaticamente os princípios básicos de funcionamento do simulador aqui desenvolvido. Como pode ser observado nesta Figura, um editor gráfico permite a entrado do isométrico da rede hidráulica. Por outro lado, a Rede Neural foi utilizada para prever o comportamento do conjunto moto-bomba através da interpolação do diagrama colina. Medidas hidrométricas foram realizadas em campo, e, desta forma, foi possível armazenar no computador o comportamento estatístico dos consumidores de água potável. Assim sendo, o método da Transposição dos Resultados permitirá prever o comportamento do consumo de água (de qualquer outra instalação hidráulica) sem a necessidade de novas medições hidrométricas. Deste modo, o computador estará apto a aplicar o método de Monte Carlo, para a realização do balanço energético do sistema, para qualquer outra instalação hidráulica além daquela ensaiada nesta Dissertação.
Citação: TASINAFFO, Paulo Marcelo. Regulação de geradores de fluxo pela variação da rotação. 1998. 175 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 1998.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2181
Data do documento: 19-Dez-1998
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020073.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.