Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2184
Tipo: Dissertação
Título: Análise de sistema de distribuição de água real no Sul de Minas Gerais com o uso de sistema de informação geográfica – SIG
Autor(es): FREITAS, Claudio Lindenberg de
Abstract: A busca pela eficiência nos sistemas de abastecimento de água mostra que as perdas de água que ocorrem na rede de distribuição, principalmente devido aos vazamentos por excesso de pressão, são elevadas e necessitam de estudos e soluções para o melhor uso dos recursos hídricos e energéticos. O uso de ferramentas computacionais para simulação de cenários e visualização do funcionamento da rede contribui para os estudos da rede. Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento de uma rede de distribuição de água real situada em região montanhosa no sul de Minas Gerais, com ênfase na eficiência hidro energética, através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). As análises comparativas de cenários de pressões atuantes na rede de distribuição realizadas em ambiente SIG permitem uma visualização espacial do comportamento das variáveis envolvidas na operação da rede que podem ser utilizadas para a eficiência do sistema. Os resultados demonstram a importância das análises em busca da eficiência do sistema, levando-se em consideração a implantação do projeto, o controle de pressões na rede e a demanda futura do sistema. Foi possível identificar soluções no sistema, garantindo a melhoria de indicadores de gestão, o planejamento de infraestrutura, a redução de perdas de água tratada e a eficiência hidro energética.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: FREITAS, Claudio Lindenberg de. Análise de sistema de distribuição de água real no Sul de Minas Gerais com o uso de sistema de informação geográfica – SIG. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2184
Data do documento: 12-Mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020074.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.