Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2185
Tipo: Dissertação
Título: Difusão da geração distribuída fotovoltaica no Brasil
Autor(es): ANDRADE, Jorge Vleberton Bessa de
Abstract: Nas últimas décadas os sistemas energéticos vêm passando por processo de transição, devido às inovações tecnológicas decorrentes da expansão das fontes renováveis, em busca de minimizar a utilização das tecnologias de combustíveis fósseis nos sistemas de energia para uma economia com baixa emissão de carbono. Essa transição exige atenção política e regulatória, e traz desafios aos formuladores de políticas. Uma das principais preocupações diz respeito à rápida difusão da geração distribuída (GD), particularmente a geração distribuída fotovoltaica (GDFV), que pode interferir na sustentabilidade financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica (DEEs) e impactar a confiabilidade dos sistemas elétricos. Esta difusão faz com que mais consumidores adotem a GDFV e gerem sua própria energia, fazendo com que as receitas das DEEs diminuam, podendo desencadear a um fenômeno denominado de “espiral da morte” das DEEs. Neste contexto, este estudo tem como objetivo aprimorar um Modelo Baseado em Agente (ABM – Agent-Based Model) para explorar a difusão da GDFV no contexto brasileiro, analisando até que ponto essa difusão poderia reduzir a receita da DEE, desencadeando a espiral da morte, abordando questões referentes à transição energética, sob uma ótica que permita avaliar a situação de forma mais ampla. O modelo mostra que as preocupações com a “espiral da morte” devido à adoção da GDFV, sob as políticas, estrutura tarifária e forma de compensação da energia elétrica no país são relevantes e merecem atenção. Constata-se, de maneira consistente para os cenários e os casos analisados, que a escala de difusão da GDFV é significativa, em termos de oferta de geração de energia elétrica através da energia solar, redução da receita e subsequentes aumentos da tarifa. Contudo, a taxa de adoção ocorre de forma mais suave do que repentina, dando tempo e uma certa flexibilidade para que a DEE e os reguladores se adaptem à difusão desta tecnologia disruptiva. Por fim, os resultados desta pesquisa sugerem que a preocupação com espiral de morte, que recai sobre a DEE através da difusão da GDFV, possui relevada importância, quando não há uma revisão tarifária que leve em consideração a redução do número de consumidores. Isso mostra que os reguladores devem acompanhar a difusão desta tecnologia, a fim de analisar as perdas de receita das DEEs e concentrar seus trabalhos para futuras inovações tarifárias.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: ANDRADE, Jorge Vleberton Bessa de. Difusão da geração distribuída fotovoltaica no Brasil: explorando a “espiral da morte” das distribuidoras. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2185
Data do documento: 14-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020075.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.