Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2188
Tipo: Dissertação
Título: As estratégias de geração de renda na comunidade da Serra Negra
Autor(es): PINTO, Maria Eloiza Lopes
Abstract: Propõe-se uma discussão sobre outras dimensões da cultura e desenvolvimento, que supere as versões hegemônicas estabelecidas pelo sistema de acumulação capitalista, a partir da análise das atividades produtivas realizadas na comunidade tradicional de Serra Negra, localizada em Itamonte – MG. Para isso, o trabalho foi conduzido para uma análise dos processos de geração de renda na região e seus impactos sobre o desenvolvimento local. Pretendeu-se compreender de que maneira as atividades produtivas dos moradores da comunidade, associada aos processos de geração de renda e aos modos de ser, viver e fazer, pode contribuir para o desenvolvimento de base local, em perspectivas socioeconômicas na comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo pautada pelos recursos da observação participante da antropologia, e da história oral. Abordagem deste trabalho admitiu uma perspectiva epistemológica interdisciplinar, ou seja, buscou o diálogo entre as disciplinas no âmbito de uma tentativa de integrar a complexidade do sujeito da pesquisa à sua contradição.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: PINTO, Maria Eloiza Lopes. As estratégias de geração de renda na comunidade da serra negra: um estudo sobre cultura e desenvolvimento local. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2188
Data do documento: 25-Mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020077.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.