Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2195
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação exergoeconômica e exergoambiental de biorrefinarias de óleo de palma
Autor(es): JULIO, Alisson Aparecido Vitoriano
Abstract: Essa pesquisa explora a produção de biocombustíveis de aviação por diferentes rotas, em biorrefinarias integradas a extração de óleo de palma. As biorrefinarias são divididas em quatro estudos de caso, com plantas de extração, biodiesel, etanol de segunda geração e plantas de produção de biojet fuel, via processos HEFA e via ATJ. Além disso, estão incluídas também estações de cogeração, que são abastecidas com a biomassa residual da extração e permitem que todos os casos estudados tenham suas demandas por energia térmica e elétrica supridas. As biorrefinarias são analisadas por indicadores de 1a e de 2a Lei, exergoeconomicamente e exergoambientalmente, tal como, faz-se uma análise de ciclo de vida e uma análise econômica dos casos estudados. Aanálise termodinâmica aponta para o caráter ainda emergente das tecnologias usadas para produção de biocombustíveis aeronáuticos, devido às suas grandes irreversibilidades. A análise exergoeconomica indicou que o processo de obtenção de biocombustíveis que conta com os maiores custos unitários, exergéticos e monetários, é o processo ATJ. A produção de eletricidade excedente tem os maiores custos obtidos. A análise econômica indica que a planta que apresenta maior atratividade é a do Caso 2, devido ao menor investimento. Ambientalmente, os resultados indicam que a produção de biojet fuels é favorável à mitigação dos efeitos de aquecimento global para os combustíveis obtidos pela rota HEFA. A diversificação dos produtos das biorrefinarias contribui para as finanças do sistema, entretanto, tecnicamente ainda não se mostram vantajosos, pois as melhores eficiências são encontradas para o Caso Base. Palavras–chave: Biorrefinarias, biomassa, óleo de palma, biojet fuel, biodiesel.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: JULIO, Alisson Aparecido Vitoriano. Avaliação exergoeconômica e exergoambiental de biorrefinarias de óleo de palma 2020. 263 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2195
Data do documento: 20-Ago-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020084.pdf16,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.