UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Percepções sobre a temática ambiental e o processo educativo de professores que atuam em uma escola do campo no Sul de Minas Gerais
Autor(es): OLIVEIRA, Fabiana Mara de
Primeiro Orientador: SILVA, Luciano Fernandes
Resumo: Este estudo retrata as compreensões sobre a temática ambiental e o processo educativo de quatro professoras que atuam em uma escola do campo, associada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizada no sul de Minas Gerais. A metodologia utilizada para concretização desta pesquisa é de caráter qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso. A coleta de dados se fez por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Baseou-se no modelo de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2017), para analisar os resultados obtidos, seguindo as etapas: pré-análise; exploração do material; categorização; tratamento dos resultados; e análise final. Com esses resultados, pode-se evidenciar que essas quatro professoras desenvolvem a temática ambiental em suas aulas, por meio de atividades pontuais ou trabalhos extraclasse, como projetos, que podem ser internos, interdisciplinares e/ou em parceria com colaboradores do movimento, apesar das dificuldades que enfrentam, muitas vezes intensificadas pela falta de formação adequada e carência de apoio externo à escola do campo. Além disso, percebe-se que a Educação Ambiental realizada na escola do MST enfrenta dilemas semelhantes aos de uma escola da zona urbana. As análises também apontam que o modelo de produção industrial tem sido um dos principais problemas ambientais enfrentados por eles, devendo ser levado à escola, considerando o meio no qual estão inseridos seus estudantes. Portanto, ressalta-se que tais práticas envolvendo a temática ambiental e o processo educativo vêm sendo discutidas pelo setor de educação do MST, para uma consolidação mais justa e igualitária, cuja a construção passa pela interação entre a natureza e o ser humano.
Abstract: This study portrays the understandings about the environmental theme and the educational process of four teachers who work in a rural school, associated with the Movement of Landless Rural Workers (MST), located in southeastern Minas Gerais. The methodology used to carry out this research is qualitative and characterized as a case study. Data collection was done through questionnaires and semi-structured interviews. It was based on the Content Analysis model, according to Bardin (2017), to analyze the results obtained, following the steps: pre-analysis; exploration of the material; categorization; treatment of results; and final analysis. With these results, it can be evidenced that these four teachers develop the environmental theme in their classes, through specific activities or extra-class work, such as projects, which can be internal, interdisciplinary and / or in partnership with movement employees, despite the difficulties they face, often intensified by the lack of adequate training and lack of external support to rural schools. In addition, it is clear that the Environmental Education held at the MST school faces dilemmas similar to those of an urban school. The analyzes also point out that the industrial production model has been one of the main environmental problems faced by them, and should be taken to school, considering the environment in which their students are inserted. Therefore, it is emphasized that such practices involving the environmental theme and the educational process have been discussed by the MST education sector, for a more just and egalitarian consolidation, whose construction involves the interaction between nature and the human being.
Palavras-chave: Movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST))
Educação ambiental
Educação do campo
Educação em ciências
CNPq: CNPQ::EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2204
Data do documento: 2-Mar-2020
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