Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/222
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação da Metodologia Ágil Scrum no gerenciamento de projetos automotivos.
Autor(es): SILVA, André Marques Mancilha da
Abstract: A competitividade global no mercado automobilístico local tem promovido aumentos no padrão de exigência dos usuários de veículos. Por consequência, as montadoras instaladas no Brasil precisam reagir prontamente oferecendo veículos com preço competitivo, maior tecnologia embarcada e no menor prazo possível. Esta adequação está ligada ao processo de gerenciamento de projetos de desenvolvimento do produto em toda a sua cadeia de suprimentos, pois sua otimização atende às premissas de reatividade necessárias para alinhar as organizações com esta realidade. No segmento de softwares há um método geralmente utilizado para a concepção de seus produtos de caráter ágil, incremental e iterativo que possibilita atender suas rápidas variações de demanda: o Scrum. O objetivo dessa dissertação foi desenvolver e aplicar um modelo de gerenciamento baseado no Scrum para gerir projetos avaliando o impacto de sua utilização quanto a maximização da produtividade no processo de desenvolvimento do produto buscando suprir a oportunidade de mercado identificada. O modelo foi aplicado em dois projetos reais de desenvolvimento do produto em uma empresa multinacional alemã com base na pesquisa-ação. Como resultado, foram constatadas melhorias significativas em fatores, que segundo a equipe de desenvolvimento da empresa, agregaram ao fluxo de desenvolvimento do produto: visão gerencial, análise crítica do processo de desenvolvimento, sinergia entre a equipe do projeto, integração da equipe do projeto, complexidade de manuseio do método de gerenciamento de projetos, atendimento às fases do APQP, aplicação do conceito de “lições aprendidas”. Outros dois importantes benefícios foram identificados também, como a possibilidade de redução nos prazos do cronograma do projeto devido a assertividade no processo de desenvolvimento do produto juntamente com o envolvimento das pessoas. Outro benefício foi a evolução da equipe do projeto, de modo que as pessoas ficaram mais seletivas quanto a qualidade dos resultados entregues pelos membros da própria equipe e intolerantes a medidas que não favoreceram o projeto.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SILVA, André Marques Mancilha da. Aplicação da Metodologia Ágil Scrum no gerenciamento de projetos automotivos. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/222
Data do documento: 29-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva7_2015.pdf34,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.