Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2241
Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização científica mediatizada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação
Autor(es): MACHADO, Gisele Ferreira
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Alessandra
Resumo: Diante dos avanços científicos e tecnológicos que vêm influenciando e mudando a vida das pessoas e a educação, em particular a Educação em Ciências, para que se possa atingir a Alfabetização Científica (AC) com os estudantes já na Educação Básica, é indispensável prepará-los para tomarem decisões e intervirem no meio em que vivem de forma ética, responsável e crítica tendo por base conceitos científicos compreendidos e problematizados. Assim, essa aproximação entre a AC e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) merece ser refletida pela/na escola e pelas/nas investigações científicas, visto que implica diretamente no papel da Educação em Ciências na contemporaneidade. Nessa direção, esta pesquisa pretendeu identificar e analisar indícios de Alfabetização Científica em narrativas digitais (ND) de estudantes do Ensino Fundamental II após a realização de uma sequência didática (SD) fundamentada nos três eixos estruturantes da AC em um contexto mediatizado pelas TDIC. A pesquisa tem caráter qualitativo. O percurso metodológico se fez pela revisão sistemática de literatura a respeito do tema; pela realização de encontros com a professora da turma pesquisada; pela construção e aplicação, em conjunto com a professora, da SD com a utilização das TDIC e pelo acompanhamento da produção das ND dos alunos sobre o conteúdo. Para o tratamento e a análise dos dados, tomamos os fundamentos da Análise de Conteúdo, por meio de análise categorial. Como resultados do estudo é possível afirmar que a maioria dos alunos codificou termos e conhecimentos científicos sobre o tema abordado na SD, como prevê o primeiro eixo estruturante da A; além de representá-los por meio de diferentes linguagens através das TDIC. O segundo eixo, relacionado à natureza da ciência e aos fatores que influenciam em sua prática investigativa, e o terceiro eixo, que corresponde ao entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, se mostraram menos evidentes nas ND, porém foram representados no processo de algumas narrativas. Tal fato pode ser reflexo de um ensino pautado nos conceitos e na teoria, bem como, devido ao pouco domínio dos alunos diante das TDIC e das ND. A prática pedagógica aplicada se mostrou interessante e motivadora, considerando-se o interesse e a motivação dos alunos. A análise dos dados ainda revelou indícios de que a AC desenvolvida com a mediatização das TDIC requer do docente e do educando a capacidade de relacionar saberes científicos, pedagógicos e tecnológicos. As ND, a partir das possibilidades identificadas na inclusão das TDIC no ensino, se mostraram recursos capazes de explicitar o conhecimento e concretizar o aprendizado, provocando nos alunos o sentimento de produção do próprio saber. Dessa forma, consideramos que a associação AC/TDIC, presente neste estudo, pode trazer para a Educação em Ciências uma alternativa de trabalho para alcançar a AC dos alunos a partir de uma metodologia voltada para o uso pedagógico das tecnologias digitais no ensino, tema tão discutido nos dias de hoje. Assim, por suas funções reflexivas e integradoras, as ND se mostraram eficazes para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico capaz de aliar criticidade e autoria dos alunos, de forma a contribuir para um ensino mais contextualizado e transformador.
Abstract: In view of the scientific and technological advances that have been influencing and changing people's lives and education, specifically Science Education, in order to achieve Scientific Literacy (SL) with Basic Education students, it is essential to prepare them to make decisions and intervene in the environment they live in ethically, responsibly and criticaly, having as base comprehended and problematized scientific concepts. Thus, this approximation between SL and Digital Information and Communication Technologies (ICT) is worth being reflected at school and by scientific investigations, since it directly implies the role of Science Education in contemporary times. This research aimed to identify and analyze evidence of Scientific Literacy in digital narratives (DN) of Elementary School students after the completion of a didactic sequence (DS) based on the three structural axes of SL in a context mediated by ICT. The research has a qualitative character. The methodology consists of systematically reviewing literature on the topic; attending meetings with the teacher of the researched class; constructing and applying, along with the teacher, the DS using ICT and monitoring the students' DN production about the content. The fundamentals of Content Analysis was taken for treatment and analysis of data, through categorical analysis. As a result of the study, it is possible to assert that the majority of students codified scientific terms and knowledge on the topic addressed in the DS, as predicted by the first structuring axis of A; in addition to representing them with different languages through ICT. The second axis, related to the nature of science and the factors that influence its investigative practice, and the third axis, which corresponds to the understanding of the existing relationships between science, technology, society and the environment, were not as much evident in the DN, though represented in the process of some narratives. Such fact may be a reflection of concept and theory-based teaching, as well as students’ little ICT and DN mastery. The applied teaching practice proved to be interesting and motivating. The analysis of the data also revealed evidence that the SL developed with the mediation of ICT requires teacher and student’s ability to relate scientific, pedagogical and technological knowledge. Based on the possibilities found in the inclusion of ICT, the DN proved to be capable of raising knowledge and consolidating learning, allowing students to make their own knowledge base. Hence, we consider that the association SL / ICT, presented in this study, can bring to Science Education an alternative work in order to reach students' SL based on a methodology focused on the pedagogical use of digital technologies in teaching, a subject which is not regarded nowadays. Therefore, due to their reflective and integrative functions, DNs proved to be effective for the development of a pedagogical work capable of combining students’ criticality and authorship, contributing to a more contextualized and transformative teaching.
Palavras-chave: Eixos estruturantes da alfabetização científica
Narrativas digitais
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Educação em ciências
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2241
Data do documento: 8-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020123.pdf7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.