UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2285
Tipo: Dissertação
Título: Perfil empreendedor dos alunos: desenvolvimento e aplicação de metodologia de ensino para promover competências empreendedoras
Autor(es): LEMES, Rafaela Souza
Primeiro Orientador: SILVA, José Gilberto da
Resumo: O empreendedorismo é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico de um país e pela melhoria de condições sociais; ele envolve, ainda, o bom desempenho profissional e a realização pessoal. Por conseguinte, a educação empreendedora apresenta-se como um dos instrumentos mais eficazes para impulsionar o surgimento de empreendedores. Todavia, a maioria das escolas brasileiras não utiliza práticas de ensino que estimulem o perfil empreendedor, como é o caso do Centro de Educação Profissional “Tancredo Neves”, instituição pública de ensino em que se realizou esta pesquisa. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino que, por meio de sua aplicação, promovesse nos alunos competências empreendedoras. Acredita-se que a expansão dessas competências aumenta as possibilidades de êxito na vida íntima e funcional dos estudantes e uma metodologia de ensino inovadora, com eficácia comprovada, pode beneficiar muitos outros estudantes e instituições, tornando mais atraentes e produtivas as aulas e o processo de formação acadêmica; e que a sociedade, igualmente, é contemplada com o acréscimo de novos empreendedores. Esta pesquisa tem natureza aplicada, com objetivos descritivos, baseada em uma abordagem qualitativa e caracterizada como estudo de caso. Ela efetivou-se com uma turma do curso técnico de Administração do Centro de Educação Profissional “Tancredo Neves”. Para sua realização, foram concebidas e empregadas nas aulas atividades de ensino estimulantes de competências empreendedoras. Um questionário de verificação do perfil empreendedor foi aplicado antes e depois de os alunos participarem dessas atividades com a finalidade de identificar se elas causaram ou não impactos nesse aspecto. A nova metodologia de ensino agradou muito os alunos participantes da pesquisa, pois possibilitou a eles experiências inéditas as quais os fez progredir pessoal e profissionalmente, além disso, tornou as aulas mais cativantes e proveitosas. A análise dos questionários respondidos pelos alunos revelou que todos ficaram mais próximos de serem considerados verdadeiros empreendedores. Concluiu-se, com a realização desta pesquisa, que os métodos de ensino adotados pelos professores e pelas escolas podem influenciar diretamente no interesse, na participação e no desenvolvimento de competências empreendedoras dos alunos e que as instituições de ensino podem, efetivamente, acrescentar mais empreendedores à sociedade.
Abstract: Entrepreneurship is one of the main factors responsible for a country's economic development and the improvement of social conditions; it also involves good professional performance and personal fulfillment. Consequently, entrepreneurial education presents itself as one of the most effective instruments to boost the emergence of entrepreneurs. However, most Brazilian schools do not use teaching practices that stimulate the entrepreneurial profile, as is the case of the Professional Education Center “Tancredo Neves”, a public educational institution where this research was conducted. Given this context, the objective of this work was to develop a teaching methodology that, through its application, would promote entrepreneurial skills in students. It is believed that the expansion of these competencies increases the chances of success in the students' intimate and functional life and an innovative teaching methodology, with proven effectiveness, can benefit many other students and institutions, making the classes and the academic learning process more attractive and productive; and that society, likewise, is contemplated with the addition of new entrepreneurs. This research has an applied nature, with descriptive objectives, based on a qualitative approach and characterized as a case study. She completed a class on the technical course of Administration at the Professional Education Center “Tancredo Neves”. For its realization, stimulating teaching activities of entrepreneurial skills were designed and used in the classes. A questionnaire to verify the entrepreneurial profile was applied before and after the students participated in these activities in order to identify whether or not they caused impacts in this aspect. The new teaching methodology pleased the students participating in the research, as it made it possible for them to have unprecedented experiences which made them progress personally and professionally, in addition, it made the classes more captivating and profitable. The analysis of the questionnaires answered by the students revealed that everyone was closer to being considered a true entrepreneur. It was concluded, with the accomplishment of this research that the teaching methods adopted by the teachers and by the schools can directly influence in the interest, in the participation and in the development of entrepreneurial competences of the students and that the educational institutions can, effectively, add more entrepreneurs the society.
Palavras-chave: Metodologia de ensino
Competências empreendedoras
Alunos
Curso técnico de administração
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional – Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2285
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021019.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.