Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Habilidades sociais e o desempenho do sistema de gestão da qualidade ISSO 9001
Autor(es): SANTOS, João Victor Ribeiro
Primeiro Orientador: SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
Resumo: A Qualidade é reconhecida como um componente essencial da competitividade e, atualmente, é encarada como uma necessidade das organizações às exigências e à dinâmica do mercado. Dessa forma, o reconhecimento de que ela é um fator estratégico efetivo têm forçado as empresas a adotarem medidas para gerenciá-la, sendo uma delas a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Apesar do seu valor estratégico o trabalho com a Gestão da Qualidade geralmente foca seus esforços nos quesitos técnicos, deixando de lado o fator humano. O mesmo ocorre com a literatura científica sobre o tema, que apesar de reconhecer a importância dos recursos humanos, apresenta predominância de estudos envolvendo ferramentas técnicas. A fim de suprir a lacuna de conhecimento sobre como o fator humano interfere nos resultados da Qualidade nas organizações a presente dissertação identificou as Habilidades Sociais (HS) como um campo de pesquisa pouco explorado com alto potencial de gerar ganhos, tanto de conhecimento para a academia, quanto de performance para as organizações. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é “Analisar a relação entre as Habilidades Sociais e o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade fundamentados na norma ISO 9001:2015”. Para isso foi feito um estudo de caso múltiplo utilizando 34 funcionários de 3 empresas com SGQ certificados pela ISO 9001, produtoras de produtos de alto valor agregado e de pequeno porte. Foram colhidos dados sobre as organizações, bem como sobre as HS de cada funcionário (utilizando o Inventário de Habilidades Sociais 2 Del Prette) e o desempenho de cada um no SGQ. Posteriormente, os dados foram analisados por técnicas estatísticas a fim da determinação se havia relação entre os dois tipos de variáveis colhidas. Como resultado, tem-se que a habilidade de expressão de sentimento positivo é correlacionada com a capacidade de gerar motivação e satisfação, comunicação eficaz e menor número de conflitos gerados. Chegou-se que os líderes da qualidade nas empresas possuem comportamento semelhante, possuindo alta pontuação em HS e de desempenho. Também foi identificado uma possível relação de dependência entre a relevância das HS com a maturidade do SGQ. Dessa forma, sugere-se para organizações semelhantes aos objetos de estudo, caso existam necessidades de melhorar a comunicação, motivação, satisfação e diminuir o número de conflitos, desenvolver as HS de expressão de sentimento positivo, por meio de Treinamento em Habilidades Sociais. Às demais empresas é recomendado o estudo do seu nível de maturidade, a realização de testes estatísticos a fim de determinar o impacto das habilidades no desempenho do SGQ e, posteriormente, o investimento em ferramentas para aprimorar os repertórios das HS relevantes, a fim de obter ganhos em desempenho.
Abstract: Quality is recognized as an essential component of competitiveness, and is currently seen as a necessity of organizations to the demands and dynamics of the market. Thus, the recognition that it is an effective strategic factor has forced companies to adopt strategies to manage it, being a strategy used for that purpose the implementation of a Quality Management System (QMS). Despite its strategic value, researches with Quality Management generally focuses its efforts on technical issues, leaving aside the human factor. The same occurs with scientific literature on the subject, which despite recognizing the importance of human resources, has a predominance of work involving technical tools. In order to fill the knowledge gap on how the human factor interferes in the quality results in organizations, the following presentation identified Social Skills (SS) as a little explored research field with high potential to generate gains, both of knowledge for the academy, as well as performance for organizations. Thus, the objective of the research is “To verify the relationship between Social Skills and the performance of the Quality Management System based on the ISO 9001 standard”. For this purpose, a multiple case study was carried out using 34 employees from 3 small-sized companies with QMS certified by ISO 9001, that produce high value-added. Data were collected on the organizations, as well as the SS of each employee (using the Inventário de Habilidades Sociais 2 Del Prette) and the performance of each in the QMS. Subsequently, the data were analyzed by statistical techniques in order to determine whether there was a relationship between the two types of variables collected. As a result, the ability to express positive feelings is correlated with the ability to generate motivation and satisfaction, effective communication and a lower number of conflicts generated. It was found that quality leaders in companies have similar behavior, with high scores in SS and performance. A possible dependency relationship between the relevance of SS and the maturity of the QMS was also identified. Thus, it is suggested for organizations similar to the objects of study, if there are needs to improve communication, motivation, satisfaction and reduce the number of conflicts, develop the SS of expression of positive feeling, through Social Skills Training. Other companies are recommended to study their maturity level, perform statistical tests to determine the impact of skills on the performance of the QMS, and subsequently invest in tools to improve the relevant HS repertoires in order to obtain gains in performance.
Palavras-chave: Habilidades sociais
Sistemas de gestão da qualidade
ISO 9001
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2290
Data do documento: 26-Mai-2020
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