Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2291
Tipo: Dissertação
Título: A pandemia por covid-19 e seus impactos na mobilidade urbana: um estudo de caso utilizando análise estatística espacial
Autor(es): MAIRINQUE, Laryssa de Andrade
Primeiro Orientador: LIMA, Josiane Palma
Resumo: Devido ao rápido avanço da doença por Covid-19 e sua disseminação em nível global, o novo coronavírus impactou expressivamente as atividades diárias das pessoas e criou um cenário sem precedentes, uma vez que, várias medidas foram implantadas como forma de reduzir o contágio e disseminação da doença pela Covid-19. Deste modo, um aprofundamento teórico sobre as variáveis sociais que podem influenciar na disseminação da doença, é importante para que as medidas de controle à Covid-19 sejam efetivas tanto no momento atual, quanto no futuro. Portanto, o trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do padrão de viagens, aspectos de uso do solo e socioeconômicos na distribuição espacial dos casos de Covid-19. A metodologia é composta por modelagem com a utilização dos métodos de Ordinary Least Squares (OLS) e Geographically Weighted Regression (GWR). Foi realizado um estudo de caso em São João del Rei, um município de médio porte no estado de Minas Gerais. Inicialmente foi desenvolvido um estudo descritivo e espacial nas cidades de Itajubá e São João del Rei, ambas cidades de médio porte localizadas em Minas Gerais, como forma de avaliar como a pandemia por Covid-19 impactou nos deslocamentos e atividades diárias de seus habitantes, como também o impacto gerado na segurança pública e viária. Para isso foram utilizados dados de uma pesquisa sobre as atividades diárias da população antes e durante a pandemia aplicada em 2020 nas duas cidades, dados de acidentes de trânsito e assaltos em vias públicas coletados junto às Polícias Militares de cada cidade. Foi possível identificar que existem associações entre as variáveis sócio demográficas e o local de realização da atividade principal durante a pandemia por Covid -19 dos respondentes através da aplicação do teste Qui-quadrado de Pearson. Por meio de uma análise exploratória identificou-se nas duas cidades uma redução percentual da utilização do ônibus como meio de transporte, um aumento dos deslocamentos de curta duração de até 10 minutos, como também uma redução das frequências de acidentes e assaltos em vias públicas durante o período de análise, para as duas cidades. Na cidade de São João del Rei, a amostra com os dados apresentou melhor distribuição espacial e as informações sobre o número de casos de Covid-19 estavam disponibilizadas à toda população, possibilitando um estudo mais aprofundado com análise estatística, utilizando os métodos OLS e GWR com as variáveis determinadas para a cidade de São João del Rei. Os resultados mostram uma forte associação entre o número de casos de Covid-19 e diversas variáveis do padrão de deslocamento, socioeconômicas e uso do solo. A abordagem GWR mostrou-se uma ferramenta importante para explicar a distribuição espacial dos casos de Covid-19 no município, apresentando na maioria dos casos um melhor ajuste do que o método OLS. O estudo sobre a associação entre variáveis sociais e a propagação de doenças foi importante e continua sendo necessário. O resultado serve como subsídio ao planejamento da mobilidade urbana com medidas voltadas à segurança sanitária e atendimento da população durante e após esse período de crise, e assim fazer uso mais eficiente dos recursos públicos com vista ao desenvolvimento sustentável.
Abstract: Due to the rapid advance of the disease by Covid-19 and its spread on a global level, the new coronavirus has significantly impacted people's daily activities and created an unprecedented scenario, since several measures were implemented as a way to reduce contagion and spread Covid-19 disease. Thus, a theoretical deepening on the social variables that can influence the spread of the disease, is important for the control measures to Covid-19 to be effective both in the present moment and in the future. Therefore, the work aims to assess the impact of travel patterns, land use and socioeconomic aspects on the spatial distribution of Covid-19 cases. The methodology consists of modeling using Ordinary Least Squares (OLS) and Geographically Weighted Regression (GWR) methods. A case study was carried out in São João del Rei, a medium-sized municipality in the state of Minas Gerais. Initially, a descriptive and spatial study was developed in the cities of Itajubá and São João del Rei, both medium-sized cities located in Minas Gerais, as a way to assess how the pandemic by Covid-19 impacted the travel behavior, and daily activities of its inhabitants, such as also the impact on public and road safety. For this, data from a survey on the daily activities of the population before and during the pandemic applied in 2020 in both cities were used, data from traffic accidents and assaults on public roads collected from the Military Police of each city. It was possible to identify that there are associations between socio-demographic variables and the place where the main activity was carried out during the pandemic by Covid -19 of the respondents through the application of Pearson's chi-square test. Through an exploratory analysis it was identified in both cities a percentage reduction in the use of buses as a means of transport, an increase in short trips of up to 10 minutes, as well as a reduction in the frequency of accidents and robberies on public roads during the analysis period, for both cities. In the city of São João del Rei, the sample with the data showed a better spatial distribution and information on the number of Covid-19 cases was available to the entire population, enabling a more in-depth study with statistical analysis, using the OLS and GWR methods with the variables determined for the city of São João del Rei. The results show a strong association between the number of cases of Covid-19 and several variables of the travel behavior, socioeconomic and land use. The GWR approach proved to be an important tool to explain the spatial distribution of Covid-19 cases in the municipality, showing in most cases a better fit than the OLS method. The study on the association between social variables and the spread of disease was important and remains necessary. The result serves as a subsidy to the planning of urban mobility with measures aimed at health security and service to the population during and after this period of crisis, and thus make more efficient use of public resources with a view to sustainable development.
Palavras-chave: Covid-19
Regressão geograficamente ponderada
Padrão de viagens
Uso do solo
Características socioeconômicas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2291
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021025.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.