Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Modelos de geração de viagens e demanda por vagas de estacionamento para transporte urbano de cargas em cidades de médio porte: o caso de Itajubá-MG
Autor(es): LABEGALINI, Alexandre
Primeiro Orientador: LIMA, Renato da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: DEL VALE, Wilfredo Yushimito
Resumo: A relevância do transporte urbano de cargas vem crescendo devido ao aumento da população que vive em regiões urbanizadas. Tal fato eleva o número de veículos nos centros urbanos e também a demanda por bens de consumo, o que gera externalidades negativas como congestionamentos, emissão de poluentes no ar, falta de vagas de estacionamento, entre outros. Esses problemas estão presentes não apenas nas grandes metrópoles, mas também em cidades de pequeno e médio porte. Apesar disso, o transporte urbano de cargas é um fator fundamental ao desenvolvimento urbano, influenciando tanto na mobilidade urbana quanto nas interações entre a sociedade, o meio ambiente e o comércio. Entretanto, por várias vezes o transporte de cargas não é considerado no planejamento e regulamentação do transporte urbano, sendo o maior enfoque nos veículos de passageiros. Essas lacunas motivaram o surgimento do City Logistics, um conceito que visa reduzir os transtornos causados pelo transporte de mercadorias ao mesmo tempo que promove a cooperação entre as partes envolvidas desse setor. Em relação à compreensão desse âmbito nas cidades de médio porte, ainda há uma literatura reduzida nos cenários nacional e internacional. Dessa forma, o objetivo deste estudo é desenvolver e utilizar modelos de geração de viagens para determinar o número de viagens de carga atraído por estabelecimentos comerciais em cidades de médio porte, tendo o município de Itajubá-MG como objeto de estudo, quantificando a oferta e demanda de vagas de estacionamento para carga e descarga nessa região. Primeiramente, um questionário foi aplicado presencialmente em 200 estabelecimentos varejistas para coletar dados estatisticamente confiáveis. Com esses dados, foram elaborados modelos de geração de viagens que estimaram que a região de estudo pode receber por volta de 539 viagens diárias, mostrando que as 19 vagas de carga/descarga existentes equivalem a apenas 34,5% das 55 vagas necessárias para atender as viagens diárias estimadas. Sendo assim, foi proposta a implantação de 36 novas vagas de carga/descarga localizadas em áreas de maior demanda por entregas de mercadorias. Também foi verificado que, quanto maior a distância entre as vagas de carga/descarga e as áreas com maior concentração de entregas, maior a duração que os veículos de carga ficam estacionados nessas vagas. Esse aumento pode ser de até 75,42% no caso dos veículos de pequeno porte (Pickup/Van/Caminhonete), 30,17% para os veículos médios (VUC) e 18,86% para os grandes (Truck). Além disso, a simulação de alguns cenários mostraram como três iniciativas de City Logistics podem otimizar a utilização dessas vagas. Em comparação com o cenário atual, a consolidação de cargas (CCU), a entrega fora do horário de pico (OHD) e o escalonamento das entregas (ITS) reduziriam a demanda de vagas/hora em 65%, 20% e 8%, respectivamente. Os modelos de geração de viagens elaborados se mostraram eficazes para quantificar o potencial de atração de viagens dos estabelecimentos e também auxiliar na tomada de decisão para a resolução dos problemas do transporte urbano de cargas. Observou-se também a necessidade de uma maior integração entre os comerciantes locais e o poder público para um melhor funcionamento do transporte local de mercadorias. Sugere-se também que as autoridades locais aumentem a fiscalização quanto ao uso das vagas públicas de carga e descarga. Por fim, a metodologia adotada nesse trabalho pode ser empregada em outras cidades médias de características semelhantes às de Itajubá. Contudo, na implantação de iniciativas de City Logistics, deve-se atentar às particularidades e ajustar essas iniciativas conforme à realidade de cada cidade estudada.
Abstract: The relevance of urban freight transportation has been growing due to the increase in the population which lives in urbanized regions. This fact increases the number of vehicles in urban centers and also the demand for goods, which generates negative externalities such as congestion, emission of pollutants in the air, lack of parking spaces, among others. These problems are present not only in large cities, but also in small and medium-sized cities. Despite this, urban freight transportation is a fundamental factor for urban development, influencing both urban mobility and interactions between society, the environment and commerce. However, freight transportation is often not considered in the planning and regulation of urban transportation, being the main focus on passenger vehicles. These gaps motivated the emergence of City Logistics, a concept that aims to reduce the disorders caused by the transportation of goods while promoting cooperation between the parties involved in this sector. Regarding the understanding of this scope in medium-sized cities, there is still a reduced literature in the national and international scenarios. Thus, the objective of this study is to develop and use freight trip generation models to determine the number of freight trips attracted by commercial establishments in medium-sized cities, with the city of Itajubá-MG as the object of study, quantifying the supply and demand for loading/unloading parking spaces in this region. First, a questionnaire was applied personally at 200 retail establishments to collect statistically reliable data. With these data, freight trip generation models were developed and they estimated that the studied region can receive around 539 daily trips, showing that the 19 existing loading/unloading parking spaces are equivalent to only 34.5% of the 55 parking spaces needed to meet estimated daily trips. Therefore, it was proposed to implement 36 new loading/unloading parking spaces located in areas of greater demand for goods deliveries. It was also found that the greater the distance between loading/unloading parking spaces and areas with a higher concentration of deliveries, the longer the duration that freight vehicles are parked in these parking spaces. This increase may be up to 75.42% for small vehicles (Pickup/Van/Truck), 30.17% for medium vehicles (VUC) and 18.86% for large vehicles (Truck). In addition, the simulation of some scenarios showed how three City Logistics measures can optimize the use of these parking spaces. Compared to the current scenario, freight consolidation (CCU), off-hour delivery (OHD) and staggered delivery (ITS) would reduce demand for parking spaces/hour by 65%, 20% and 8%, respectively. The freight trip generation models developed proved to be effective in quantifying the trips attraction potential of the establishments and also assist in decision-making to solve the problems of urban freight transportation. It was also observed a need for greater integration between local retailers and public authorities for a better functioning of local goods transportation. It is also suggested that local authorities increase inspection over the use of public loading/unloading parking spaces. Finally, the methodology adopted in this work can be used in other medium-sized cities with similar characteristics to those of Itajubá. However, when implementing City Logistics initiatives, attention should be paid to the particularities and adjust these initiatives according to the reality of each city studied.
Palavras-chave: Transporte urbano de cargas
Modelos de geração de viagens
Vagas de carga e descarga
Cidades de médio porte
City logistics
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2299
Data do documento: 3-Ago-2020
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