Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/230
Tipo: Dissertação
Título: Utilização da Metodologia de Superfície de Resposta para otimização de Modelos de Simulação a Eventos Discretos.
Autor(es): RODRIGUES, Renato Pontes
Abstract: Modelos de simulação são frequentemente aplicados à otimização de problemas complexos, que não podem ser resolvidos por métodos analíticos ou matemáticos. O presente trabalho busca analisar a aplicação da Metodologia de Superfície de Resposta (MSR) como uma forma organizada e eficiente de buscar a otimização na Simulação a Eventos Discretos (SED). Ele é categorizado como uma pesquisa quantitativa usando ferramentas estatísticas e o método de pesquisa de experimentação, seguindo um modelo empírico normativo. Os resultados encontrados são representados por meio dos valores de cada variável de entrada do Delineamento de Experimentos (DOE) obtido no ponto ótimo. Depois disso, é feita uma comparação com os resultados da otimização utilizada aqui com os de um software de mercado, em que foi constatado a eficácia do modelo de otimização adotado em quatro objetos de estudo. Sendo ainda que, o ponto ótimo foi atingido com uma redução de cerca de 80 % no número de experimentos, além das análises de sensibilidades geradas pela MSR.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: RODRIGUES, Renato Pontes. Utilização da Metodologia de Superfície de Resposta para otimização de Modelos de Simulação a Eventos Discretos. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/230
Data do documento: 19-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_rodrigues_2015.pdf11,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.