Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Estudo de variáveis socioeconômicas, do ambiente construído e da qualidade percebida como contributos para a demanda do transporte público urbano
Autor(es): OLIVEIRA, Marianna Lucinda de
Primeiro Orientador: LIMA, Josiane Palma
Resumo: As cidades, cada vez mais populosas, necessitam do desenvolvimento de sistemas eficientes de transportes para alcançar melhorias na qualidade de vida da população. Consequências negativas como poluição do ar, congestionamento e acidentes viários tem sido agravado pelo constante aumento de veículos particulares. Desse modo, a promoção do uso de modos sustentáveis de transporte é essencial para mitigar os problemas relacionados ao setor. Assim, o Transporte Público Urbano (TPU) é um grande aliado na busca de uma mobilidade urbana mais sustentável, principalmente para os deslocamentos de longas distâncias e pelo transporte de maior número de pessoas. Porém, o TPU tem enfrentado nos últimos anos uma queda constante na demanda, que se agravou com a pandemia pelo Covid-19, e a compreensão de fatores que estão relacionados ao seu uso é de extrema importância. O trabalho tem como objetivo avaliar a influência de variáveis socioeconômicas, modo de viagem, percepção de qualidade, ambiente construído e segurança na demanda do TPU, por meio da variável dependente frequência de uso. Foi utilizada a Regressão Logística Multinomial para demonstrar a significância das variáveis em relação a variável dependente. Variáveis relacionados ao ambiente construído, como acessibilidade ao TPU, densidade populacional, distância ao centro de negócios e a pontos de interesse, e relacionadas à segurança pública e viária foram desenvolvidas em um ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), retratando a relação com a localização espacial dos usuários. Os resultados obtidos do nível de satisfação demonstram que os usuários estão mais insatisfeitos com o valor tarifário, frequência dos ônibus e questões relacionadas às características dos pontos de ônibus, como informações e abrigo. Já os fatores relacionados a aspectos humanos e segurança foram os mais satisfatórios para os usuários. Em relação a características do ambiente construído, foi observado que a maioria dos usuários possui boa acessibilidade ao TPU, estando somente 2,5% dos entrevistados a uma distância maior que 500 metros de um ponto de ônibus. Em relação aos aspectos de segurança, é percebido que a maior parte dos crimes ocorre na região central e em seu entorno e, também, em bairros específicos da cidade. Já os acidentes viários ocorrem no entorno da região central e ao longo das principais ruas da cidade. Por fim, em relação à influência significativa na variável dependente frequência de uso, as variáveis escolha do TPU para trabalho e estudo, o pagamento utilizando vale transporte, a faixa etária de 36 a 59 anos, uma maior distância ao centro de negócios e uma boa acessibilidade ao ponto de ônibus, se relacionam ao uso frequente do TPU. Já o gênero masculino, a posse de veículo particular e a insatisfação com a tarifa e pontualidade dos ônibus foram as variáveis relacionados ao uso raro ou ocasional do TPU. Os resultados podem servir de subsídio para direcionar o poder público na melhoria do sistema de TPU e, consequentemente, para o aumento da demanda. Como, por exemplo, o oferecimento de subsídios financeiros para a diminuição do valor tarifário, fiscalização da prestação de serviços e a limitação de acesso a veículo individual. Um bom planejamento interno do prestador de serviço também se faz necessário, assegurando um serviço de qualidade, contínuo e eficiente. Os resultados fornecem suporte técnico na identificação de fatores que afetam a frequência de uso do TPU.
Abstract: Cities, increasingly populated, need the development of efficient transport systems to achieve improvements in the quality of life of the population. Factors such as air pollution, congestion and road accidents have been aggravated by the constant increase in private vehicles and the promotion of the use of sustainable modes of transport is essential to mitigate problems related to the sector. Thus, Public Transport (PT) is a great ally in the search for more sustainable urban mobility, mainly for long distance travel and for the transportation of a greater number of people. However, the PT has faced a continuous drop in the demand in recent years, which has been further aggravated by the Covid-19 pandemic and understanding the factors that are related to its use is extremely important. The work aims to evaluate the influence of socioeconomic, travel mode, perception of quality, built environment and security variables, in the demand for PT, through the dependent variable frequency of use. Multinomial Logistic Regression was used to demonstrate the significance of the variables in relation to the dependent variable. Some variables were developed in a Geographic Information System (GIS) environment, portraying the relationship with the users' spatial location. The results obtained from the satisfaction level show that users are more dissatisfied with the fare value, frequency of buses and issues related to the characteristics of bus stops, such as information and shelter. The factors related to human aspects were the most satisfactory for users, such as cordiality and driver ability. Regarding the characteristics of the built environment, it was observed that most users have good accessibility to the PT, with only 2.5% of the interviewees being at a distance greater than 500 meters from a bus stop. In relation to safety aspects, it is perceived that most crimes occur in the downtown region and its surroundings, and also in specific neighborhoods on the city. Road accidents occur around the downtown region and along the main streets of the city. Finally, in relation to the significant influence on the dependent variable frequency of use, the variables choice of PT for work and study, payment using transportation vouchers, the age group of 36 to 59 years, a greater distance to the business center and a good accessibility to the bus stop, are related to the frequent use of PT. The male gender, the possession of a private vehicle and dissatisfaction with the fare and punctuality of the buses were the variables related to the rare or occasional use of PT. The results can be used as subsidy to direct the public authorities to improve the PT system and, consequently, to increase the demand. For example, the provision of financial subsidies to reduce the fare value, the inspection of the provision of services and limiting access to individual vehicles. A good internal planning of the operating company is also necessary, ensuring a quality, continuous and efficient service. The results provide technical support in identifying factors that affect the frequency of use of the PT.
Palavras-chave: Transporte público urbano
Características socioeconômicas
Ambiente construído
Nível de satisfação
Regressão logística multinomial
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2301
Data do documento: 19-Fev-2021
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