Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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dc.creatorROCHA, Fernanda-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2307-
dc.description.abstractImproving the development of education and learning requires in-depth study, especially when it comes to the learning of undergraduate Production Engineering students. The use of active teaching methodologies is the main interest of this work, which aims to evaluate the results from Simulation Based Learning (SBL) on the transfer of learning. In this thesis, the use of “Discrete Events Simulation" and "Virtual Reality" was investigated to improve the teaching of chronoanalysis in the Production Engineering course disciplines. Discrete Event Simulation, combined with Virtual Reality, was used to reinforce learning by replacing a real production line with virtual environments, thus connecting theory to practice. The research method used was the Experimental Research with the use of a control group and an experimental group of students. To verify the efficiency of the Simulation in conjunction with Virtual Reality, a comparative analysis was made between the results in teaching using SBL Interactive and Immersive with the traditional teaching method. The results revealed that learning with the use of Simulation in conjunction with Virtual Reality could improve the overall quality of learning and increase student understanding, in addition to increasing their confidence. The results showed that the students demonstrated a positive perception about the proposed methodology. The study's findings supported the Discrete Events Simulation together with Virtual Reality as having the potential to strengthen the development of undergraduate students in Production Engineering, preparing them to meet the industry's demands for more prepared engineers.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulação a eventos discretospt_BR
dc.subjectAprendizado baseado em simulaçãopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectTransferência de aprendizadopt_BR
dc.titleSimulação e realidade virtual: uma pesquisa experimental em engenharia de produçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.available2021-03-02-
dc.date.available2021-03-02T12:04:55Z-
dc.date.accessioned2021-03-02T12:04:55Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438566364943pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEVECHI, José Arnaldo Barra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169751971927037pt_BR
dc.description.resumoMelhorar o desenvolvimento da educação e aprendizado carecem de um estudo aprofundado, especialmente quando se trata do aprendizado de estudantes de graduação de Engenharia de Produção. A utilização de metodologias ativas de ensino é o principal interesse deste trabalho, que tem o objetivo de avaliar os resultados decorrentes da aplicação do Aprendizado Baseado em Simulação (ABS) ou Simulation Based Learning (SBL) sobre a transferência de aprendizagem. Nesta tese, foi investigado o uso de “Simulação a Eventos Discretos” e “Realidade Virtual” para melhorar o ensino de cronoanálise em disciplinas do curso de engenharia de produção. A Simulação a Eventos Discretos, aliada à Realidade Virtual, foi usada para reforçar o aprendizado substituindo uma linha de produção real por ambientes virtuais, conectando assim a teoria à prática. O método de pesquisa utilizado foi o da Pesquisa Experimental com a utilização de um grupo controle e um grupo experimental de alunos. Para a verificação da eficiência da Simulação em conjunto com Realidade Virtual foi feita uma análise comparativa entre as decorrências no ensino utilizando ABS Interativo e Imersivo com o método tradicional de ensino. Os resultados revelaram que o aprendizado com a utilização de Simulação em conjunto com Realidade Virtual pode melhorar a qualidade geral do aprendizado e aumentar a compreensão do aluno, além de aumentar sua confiança. Os resultados evidenciaram que os alunos demonstraram uma percepção positiva sobre a metodologia proposta. As descobertas do estudo apoiaram a Simulação a Eventos Discretos juntamente com Realidade Virtual como tendo potencial para fortalecer o desenvolvimento do aprendizado de alunos de graduação em Engenharia de Produção, preparando-os para atender às demandas da indústria por engenheiros mais preparados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesROCHA, Fernanda. Simulação e realidade virtual: uma pesquisa experimental em engenharia de produção. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
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