Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/233
Tipo: Dissertação
Título: Competências para seleção de auditores internos de uma empresa fabricante do ramo aeronáutico.
Autor(es): FERREIRA, Ana Claudia Andrade
Abstract: As exigências do mercado obrigam as organizações a buscarem por inovação e entrega de produtos de qualidade para, então, atender as expectativas do cliente. Especificamente, a indústria aeroespacial deve buscar entregar produtos e serviços de qualidade e confiáveis, uma vez que está diretamente ligada com segurança. Para atender estes requisitos, as empresas estão buscando desenvolver e manter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Para manter o SGQ implementado, as empresas buscam a certificação junto a ISO 9001 e, para isto, é preciso passar pelo processo de auditorias, dentre as quais estão as auditorias internas, realizadas por auditores devidamente qualificados, que antes necessitam ser selecionados com base em critérios de competência. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é identificar e classificar em ordem de importância as competências dos auditores internos dos SGQs, baseando-se em pesquisa realizada em empresas brasileiras fabricantes de aeronaves, de forma a contribuir para a seleção de auditores internos. Também serão comparados os dados obtidos com os critérios de seleção de auditores utilizados por uma das empresas objeto deste trabalho. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso. O instrumento de coleta de dados, um questionário, foi validado por meio de um pré-teste realizado por dois profissionais com ampla experiência em auditorias de escopo ISO 9001. Os resultados do trabalho evidenciam 12 competências classificadas como importante no momento da seleção dos auditores internos, dentre as 38 detectadas nas referências bibliográficas, sendo que as três mais importantes foram: treinamento em auditoria e conhecimento e habilidades específicas em qualidade, inclusive nas normas aplicáveis; abordagem baseada em evidências; e ética. Ao comparar-se os dados com uma das empresas, viu-se que há nesta última uma oportunidade de melhoria.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: FERREIRA, Ana Claudia Andrade. Competências para seleção de auditores internos de uma empresa fabricante do ramo aeronáutico. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/233
Data do documento: 30-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ferreira_2015.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.