Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, André Marques Mancilha da-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414-
dc.description.abstractWith the behavioral change of professionals in the labor market, increasingly influenced by new generations and technological evolutions of the 21st century, this research, aimed at obtaining a better performance of these employees in organizations, proposes an organizational management model based on gamification. Its unprecedented aspect is to translate the competition among players, resulting from a traditional gamified intervention, into a collective result which does not benefit the individual in corporate environments. Using the research-action methodology, gamification was applied in two real companies from different market segments. As a result of the application of the gamified model, it was possible to identify its contribution regarding knowledge management, senses of critical and risk analysis, interactivity between people, organizational climate, employee’s commitment and engagement and, above all, uniformity and synergy of actions in order to achieve a positive and common result for companies, making the work challenging and consistently interesting; however, the obtained results highlight that the proposed model still requires some adjustments and new applications in other companies.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectModelo gamificadopt_BR
dc.subjectComprometimentopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectSinergiapt_BR
dc.titleDefinição de um modelo gamificado para gestão organizacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.available2021-05-07-
dc.date.available2021-05-07T13:19:02Z-
dc.date.accessioned2021-05-07T13:19:02Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6416975016937093pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHO, Alexandre Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049450957233052pt_BR
dc.description.resumoCom a mudança comportamental dos profissionais no mercado de trabalho influenciados cada vez mais pelas novas gerações e evoluções tecnológicas do século XXI, esta pesquisa, preocupada em obter um melhor desempenho desses colaboradores nas organizações, propõe um modelo de gestão organizacional baseado na gamificação. Seu aspecto ineditista está em traduzir a concorrência entre os jogadores, algo resultante de uma intervenção gamificada tradicional, em um resultado coletivo não favorecendo o individual nos ambientes corporativos. Utilizando a Pesquisa-ação como método, a gamificação foi aplicada em duas empresas reais de segmentos mercadológicos diferentes. Como resultante da aplicação do modelo gamificado, foi possível identificar sua contribuição no que se refere à gestão de conhecimento, sensos de análise crítica e de risco, interatividade entre as pessoas, clima organizacional, comprometimento e engajamento dos colaboradores e sobre tudo, uniformidade e sinergia de ações para a obtenção de um resultado positivo e comum para as empresas, tornando o trabalho desafiador e consistentemente interessante; entretanto, os resultados encontrados apontam que o modelo proposto demanda ainda de alguns ajustes e novas aplicações em outras companhias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, André Marques Mancilha da. Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional. 2021. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_2021028.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.