Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2426
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação comparativa da sustentabilidade da produção de biocombustível de aviação a partir do hidroprocessamento dos óleos de dendê e soja nas condições brasileiras
Autor(es): CARRILO, Maria Cecilia Vásquez
Primeiro Orientador: LORA, Electo Eduardo Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ROCHA, Mateus
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi realizar uma avaliação comparativa da sustentabilidade da produção de biocombustível de aviação no Brasil, mediante o hidrotratamento do óleo de dendê e soja, com o intuito de contribuir ao desenvolvimento da cadeia produtiva de biocombustível de aviação no país. A metodologia de Análise do Ciclo de Vida (ACV) foi empregada para realizar essa avaliação desde a produção de matérias primas até o uso final do biocombustível, referida como Well-to-Wake (WtW). A unidade funcional estabelecida foi 1,0 MJ de energia produzida. O software utilizado para estimar os impactos ambientais foi o Simapro v.8.0.3 e o método de avaliação escolhido foi o IMPACT 2002+. A abordagem da análise foi de tipo híbrido, que é uma combinação dos métodos atribucional e consequencial, sendo empregado a expansão das fronteiras do sistema para o tratamento dos coprodutos gerados na etapa de extração de óleo e uma alocação em base energética para os coprodutos produzidos na etapa de hidrotratamento. Porém, decidiu-se incluir um cenário de avaliação alternativo consistindo na alocação em base energética de todos os coprodutos gerados no sistema, com o objetivo de examinar o efeito do método de alocação no cálculo dos impactos. Os resultados indicaram reduções e melhorias em comparação ao Jet fóssil em 10 das 15 categorias de impacto intermediárias, assim como em 3 das 4 categorias de dano analisadas, sendo o biocombustível de aviação a partir do dendê o que melhor desempenho ambiental apresentou, em relação ao óleo de soja. As etapas de cultivo e de hidrotratamento em ambos cenários tiveram uma contribuição maior na maioria das categorias avaliadas, devido as emissões geradas a partir do uso de produtos petroquímicos e agrotóxicos e de combustíveis nas operações agrícolas, assim como pelas emissões associadas à produção e uso de hidrogênio e vapor no hidrotratamento. O método de tratamento dos coprodutos teve uma influência muito grande nos resultados da análise e nesse sentido o método hibrido gerou resultados de emissões menor que o método de alocação em base energética. O cálculo da eficiência energética foi de 5,58 e 4,25 para o dendê e a soja, respectivamente, demonstrando assim a renovabilidade dos biocombustíveis. Ambos biocombustíveis propostos tem um grande potencial para o estabelecimento de uma indústria de produção sustentável de biocombustíveis de aviação no pais.
Abstract: The objective of the present work was to perform a comparative sustainability assessment of jet biofuel production in Brazil by hydrotreatment of palm and soybean oil, with the aim to contribute with the development of the jet biofuel production chain in the country. The Life Cycle Assessment (LCA) methodology was chosen to perform the analysis from raw materials production until final use, which is known as Well-to-Wake (WtWa) analysis. The functional unit selected was 1,0 MJ of energy produced. The software utilized to calculate the environmental impacts was Simapro v.8.0.3 and the impact assessment method chosen was the IMPACT 2002+ method. A hybrid LCA approach was proposed, being a combination of the attributional and consequential methods, where both displacement and energy allocation were used for handling co-products in the oil extraction and hydrotreatment phase, respectively. However, an alternative assessment scenario was included in order to examine the effect of co-product allocation on impacts calculation. Results showed reductions and improvements in relation to fossil jet in 10 of 15 midpoint categories, as well as in 3 of 4 damage categories analyzed and in that sense, the aviation biofuel from palm oil was the one with the best environmental performance. Cultivation and hydrotreatment stages in both scenarios were the biggest contributors in most of the categories analyzed, due to emissions derived from usage of petrochemical products, agro-toxics and fuels during agricultural operations, as well as the emissions derived from production and use of hydrogen and steam in hydrotreatment. Co-product allocation had a great influence on results and in this regard, it was noted that the hybrid method yielded lower results than the energy allocation approach. Results of energy efficiency were of 5,58 and 4,25 for aviation biofuel from palm and soybean oil, respectively, demonstrating the renewability of both of them. It was concluded that the two aviation biofuel scenarios proposed have a great potential for the establishment of a sustainable production chain in the country.
Palavras-chave: Hidrotratamento de óleos vegetais
Biocombustível de aviação
Análise do ciclo de vida
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2426
Data do documento: 25-Jun-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2018101.pdf4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.