UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/243
Tipo: Dissertação
Título: Biossensores de Hemometabólitos baseados em ISFETś Híbridos Bioorgânicos.
Autor(es): BATAGLINI, Marília de Campos
Abstract: Neste trabalho, foi realizado um estudo da caracterização elétrica do biossensor de glicose baseado em transistor de efeito campo sensível à íons( ISFETs), utilizando um eletrodo sensível (membrana de poliglicerol dendrítico eletrofiado -PGLD-f-PEGDE- com enzima imobilizada sobre um vidro de óxido de estanho e índio -ITO) no papel de porta do transistor e um eletrodo de referência padrão de Ag/AgCl. A partir das curvas IxV obtidas, foram empregados dois métodos reportados na literatura (extrapolação linear para obtenção da tensão de limiar e segunda derivada para obtenção da tensão de limiar) com o objetivo de obter a sensibilidade dos ISFETs (mV/mM) e comparar com os valores de sensibilidade, para biossensores baseados em ISFETs, reportados na literatura. Além da caracterização elétrica, um estudo de termogravimetria (TGA) e micrografias (MEV) foram realizados nas membranas dendríticas de PGLD-f-PEGDE e enzima imobilizada na membrana de PGLD-f-PEGDE,respectivamente. O objetivo da análise termogravimétrica (TGA) foi de analisar o comportamento térmico do dendrímero durante o aquecimento do mesmo e poder aferir uma faixa de temperatura em que ele permanece estável. A estrutura física do dendrímero pode ser observada por meio das micrografias obtidas pelo MEV. Como resultados se obteve uma sensibilidade de 6,43 mV/mM, uma estabilidade térmica do dendrímero até 250ºC, duas etapas de perda de massa do mesmo; e se observou a estrutura de nanofibras do PGLD-f-PEGDE eletrofiado.
Citação: BATAGLINI, Marília de Campos. Biossensores de Hemometabólitos baseados em ISFETś Híbridos Bioorgânicos. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/243
Data do documento: Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bataglini_2013.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.