Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/246
Tipo: Dissertação
Título: Object-Injection: Um Framework de Indexação e Persistência.
Autor(es): CARVALHO, Luiz Olmes
Abstract: O modelo orientado a objetos tem se tornado o padrão para desenvolvimento de sistemas de informação. Isto faz com que sejam criadas cada vez mais classes de negócio, que são instanciadas inúmeras vezes e geram uma superpopulação de objetos. Em muitos cenários, esses objetos devem mudar seu estado de transiente para tornar-se persistentes. Essa necessidade por persistência de objetos faz com que surjam diversas soluções não padronizadas pelo Object Data Management Group (ODMG). Algumas dessas soluções utilizam frameworks para realizar o mapeamento de objetos para relações em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). Tais frameworks, vinculados à camada de aplicação do usuário, delegam-na a responsabilidade de definir quais objetos ou classes usuárias serão persistidas. Entretanto, são raros os frameworks de persistência orientados a objetos que lidam com a criação de índices, usando estruturas como a Árvore B, Árvore M e Árvore R. Este trabalho apresenta um framework NoODMG para indexação e persistência de objetos. A persistência de objetos é realizada usando índices primários e a indexação de chaves através de índices secundários. A principal característica do framework proposto é permitir que os objetos sejam injetados em quaisquer estruturas de dados, que podem estar armazenadas em quaisquer dispositivos. Este framework está dividido em quatro módulos baseados em padrões de projeto. De acordo com os experimentos, suas abstrações alcançaram melhorias significativas de desempenho em relação à outras alternativas. Além disso, seu mecanismo de persistência não necessita de SGBDs Relacionais.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: CARVALHO, Luiz Olmes. Object-Injection: Um Framework de Indexação e Persistência. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/246
Data do documento: 1-Mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carvalho_2013.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.