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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2471
Tipo: | Dissertação |
Título: | Projeto e análise Vof transiente de rotores Pelton |
Autor(es): | SILVA, Daniel Oliveira |
Primeiro Orientador: | CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto conceitual de turbinas Pelton, onde as configurações ou dimensões são determinadas em função da condição de carga nominal. Para a determinação da energia e eficiência hidráulica da turbina, são introduzidas as perdas em termos de energia específica, sendo posteriormente consideradas as fugas e as perdas mecânicas. Esta metodologia permite obter as coordenadas espaciais que representam a superfície côncava da concha. Os resultados preliminares do projeto são comparados com um modelo numérico em regime transiente (CFD), procedimentos e metodologias para a simulação são apresentados em detalhes, como a construção da malha no domínio não inercial, representado por cinco conchas e interfaces de mistura deslizantes entre os domínios inerciais e não inercial. Os modelos multifásico, VOF e turbulência k-ω / SST foram selecionados considerando valores de passo tempo em torno de 0,000185 s., a fim de representar o torque instantâneo resultante da interação entre as conchas e o jato. Resultados da simulação foram estendidos para analises da eficiência hidráulica, no ponto de projeto e em carga parcial. |
Abstract: | This work presents a methodology for the conceptual design of Pelton turbines, where configurations or dimensions are determined as a function of the nominal load condition. To determine the energy and hydraulic efficiency of the turbine, losses in terms of specific energy are introduced, and leakage and mechanical losses are then considered. This methodology allows obtaining the spatial coordinates that represent the concave surface of the bucket. The preliminary results of the project are compared with a numerical model in transient regime (CFD), procedures and methodologies for the simulation are presented in details, such as the construction of the mesh in the non-inertial domain, represented by five buckets and sliding mixing interfaces between the inertial and non-inertial domains. The multiphase, VOF and turbulence k-ω / SST models were selected considering step time values around 0.000185 s., in order to represent the instantaneous torque resulting from the interaction between the buckets and the jet. Simulation results were extended to analysis of hydraulic efficiency, at the design point and at part load. |
Palavras-chave: | Turbinas hidráulicas Turbina Pelton CFD Projeto de turbomáquinas |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2471 |
Data do documento: | 21-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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