Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Vanessa Maria de-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2493-
dc.description.abstractResponsible Research and Innovation (RRI - Responsible Research and Innovation) is an approach that works on a perspective of responsible citizenship, developing research in a collaborative way among different members and sectors of society, such as: industry, science, education, economy, governments and citizens. To develop the RRI principles, it uses digital narratives (ND), seeking to enhance the articulation of the axes that make up this approach. In this context, this research aims to identify the principles of the Responsible Research and Innovation approach in digital narratives production in a Research Group (IG) developed with Elementary School II students from a socio-scientific theme. The investigation is guided by the qualitative research paradigm. The methodological path was constituted by the bibliographic survey on RRI and ND and by the development of activities in the GI aimed at developing the skills of RRI, integrating the construction of the DN by the students in all its progress. The data were collected through the researcher's field diary, video recordings of the GI meetings and the narratives produced. As a result, it was possible to observe that during the development of ND, scientific knowledge construction elements emerged from reflections and criticisms in relation to environmental and social issues. The RRI axes appear in the DN produced by the students, directly and indirectly. With this strategy of DN integration to RRI practice, the students assumed an investigative stance, which brought together the activity developed at the school on the possibilities of intervention in society. The communication of the students' production during and after the completion of the DN, reinforces the feasibility of articulation between RRI and DN. In addition, there are evidences that the DN elaboration associated to an RRI perspective enables, both students and teachers, an improvement related to the Digital Technologies of Information and Communication pedagogical use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectPesquisa e Inovação Responsáveis (RRI)pt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectGrupo de investigaçãopt_BR
dc.titlePesquisa e inovação responsáveis e narrativas digitais: articulações no contexto da educação em ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-08-15T13:22:54Z-
dc.date.accessioned2021-08-15T13:22:54Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906286559627726pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Alessandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144795450225559pt_BR
dc.description.resumoA Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI - Responsible Research and Innovation) é uma abordagem que trabalha a perspectiva de cidadania responsável, desenvolvendo pesquisa de forma colaborativa entre os diferentes indivíduos e setores da sociedade, tais como: indústria, ciência, educação, economia, governos e cidadãos. Para desenvolver os princípios da RRI, utilizamos as narrativas digitais (ND) buscando potencializar a articulação dos eixos que compõem essa abordagem. Nesse contexto, esta pesquisa busca identificar princípios da abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis na produção de narrativas digitais em um Grupo de Investigação (GI), desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática sociocientífica. A investigação orienta-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. O percurso metodológico constituiu-se pelo levantamento bibliográfico sobre RRI e ND e pelo desenvolvimento de atividades no GI, voltadas para desenvolver as habilidades da RRI, integrando, em todo o seu andamento, a construção das ND pelos alunos. Os dados foram coletados por meio de diário de campo da pesquisadora, de videogravações dos encontros do GI e das narrativas produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram elementos de construção do conhecimento científico a partir de reflexões e críticas em relação às questões ambientais e sociais. Os eixos da RRI aparecem nas ND produzidas pelos estudantes, de forma direta e indireta. Com essa estratégia de integração das ND às práticas com RRI, os estudantes assumiram uma postura investigativa, que aproximou a atividade desenvolvida na escola das possibilidades de intervenção na sociedade. A comunicação da produção dos estudantes, durante e após a finalização das ND reforça a viabilidade de articulação entre a RRI e as ND. Além disso, há indicativos de que a elaboração das ND em associação com a perspectiva da RRI possibilita, tanto aos estudantes quanto aos professores, um aperfeiçoamento em relação ao uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSOUZA, Vanessa Maria de. Pesquisa e inovação responsáveis e narrativas digitais: articulações no contexto da educação em ciências. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021162.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.