Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2546
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição da certificação NBR ISO 9001:2000 para a gestão do conhecimento do processo de desenvolvimento de produtos (PDP)
Autor(es): D’OLIVEIRA, Cristiana Rennó
Primeiro Orientador: SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
Resumo: O presente trabalho se trata de uma análise da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos em conformidade com ISO 9001:2000. A justificativa para tal contribuição científica está no fato de que “o processo de desenvolvimento de produto é um dos processos onde a necessidade de gestão do conhecimento se manifesta de forma mais crítica” (Nonaka e Takeuchi, 1992). Para tanto foram analisadas duas proposições a primeira analisando se a ISO 9001:2000 contribui com a transformação do conhecimento tácito em explícito, identificado na elaboração de documentos e registros e a segunda analisando se o conhecimento gerado na medição, análise e melhoria, tem impacto na redução do número de não-conformidades internas e externas no desenvolvimento de produtos. Por fim, a pesquisa descreve em sua fundamentação teórica: a gestão do conhecimento; o processo de desenvolvimento de produtos (PDP); o sistema de gestão preconizado na NBR ISO 9001:2000, com ênfase no desenvolvimento de produtos; e a gestão no conhecimento no PDP. Posteriormente, descreve o estudo de caso, a coleta e analise dos dados, o que conduz as conclusões e a identificação de oportunidades de continuidade da pesquisa.
Abstract: This research represents the analisys of the knowledge management in the Product Development Process in conformance the ISO 9001:2000. The reason of such scientific contribution is tailed to fact that “the product development process is one of the processes where the necessity of its knowledge management manifests in a most critical way” (Nonaka e Takeuchi, 1992). Thus there were analyzed two propositions the first verifying if ISO 9001:2000 contributes with the transformation of tacit knowledge into explicit identified in the elaboration of documents and records, and, the second one analyzing if the generated knowledge in measurement, analysis and improvement steps impacts on the reduction of the number of internal and external non-conformities in product design. Finally, this research describes in its theoric fundamentation: the knowledge management; the product development process; the NBR ISO 9001:2000 quality management system with emphasis on the PDP. Further it describes the study case, the data collection and analysis, what leads to the conclusions and the identification of research continuation opportunities
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
PDP
ISO 9001:2000
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2546
Data do documento: 13-Dez-2006
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200629432.pdf725,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.