Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/260
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software.
Autor(es): EMYGDIO, Jeanne Louize
Abstract: A adoção criteriosa de mídias sociais nos contextos interorganizacionais pós-modernos pode contribuir de forma profícua para a inserção das empresas em mercados globalizados, por viabilizar a percepção do universo de oportunidades de exploração do ciberespaço, a partir das práticas de imersão em redes sociais de relacionamento e colaboração, por onde possam tecer estratégias relacionais de competitividade e inovação. O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a utilização destes recursos nos processos organizacionais de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Desenvolvimento de Software, atuantes nas cidades de Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, ambas no Estado de Minas Gerais, levando-se em conta a concorrência cada vez mais acirrada de similares estrangeiras, que já exploram os benefícios deste ferramental tecnológico utilizando-o para competir dentro do próprio mercado brasileiro. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, e caráter descritivo, cuja abordagem compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado. Por meio do levantamento de dados, buscou-se analisar o grau de percepção empresarial quanto às oportunidades de exploração do ciberespaço a partir do uso dos recursos; avaliar seu grau de maturidade nas práticas de imersão e analisar sua experiência na formulação e execução de estratégias de inovação que garantissem maior competitividade. Em uma amostra de 21 empresas, verificou-se que, na maioria dos casos, o uso das mídias sociais não se apoia em conhecimento e planejamento prévios à adoção, ocorrendo de maneira não sistematizada nem monitorada, o que dificulta o acompanhamento dos impactos da imersão tanto no desempenho das empresas quanto na elaboração de estratégias de inovação correlativas. A importância da imersão não é tão significativa entre as empresas pesquisadas, mesmo sendo essas de base tecnológica, e, salvo algumas exceções, as competências necessárias ao melhor aproveitamento operacional e estratégico dos recursos ainda não foram desenvolvidas, o que inviabiliza o alcance das potencialidades esperadas com a imersão.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: EMYGDIO, Jeanne Louize. Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/260
Data do documento: 5-Nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_emygdio_2015.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.