Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/264
Tipo: Dissertação
Título: Otimização dos parâmetros laser na texturização de anéis de pistão com cobertura em PVD através da utilização do DOE.
Autor(es): VIANA, Celso Vander
Abstract: A utilização do laser na texturização de superfícies tem ganhado destaque nos últimos anos devido às exigências cada vez maiores por aplicações para redução de desgaste e lubrificação em componentes mecânicos. A utilização do laser tem emergido como uma opção tecnológica devido à facilidade e interação nos mais diversos tipos de materiais, onde a exigência por geometrias e formas diferenciadas podem fazer diferença e influenciar diretamente na qualidade da aplicação para se atingir efeitos da gravação em superfícies diversas. No entanto, visando garantir a qualidade final da aplicação, é importante que o procedimento de gravação empregado seja bem ajustado, para que as texturas sejam realizadas com a geometria desejada, apresentando ao mesmo tempo bons índices de produtividade. Nesse contexto, os estudos referentes à otimização dos parâmetros laser em anéis de aço inox com cobertura em PVD - Nitreto de Cromo (CrN), (tecnologia utilizada para deposição de material cerâmico sobre uma superfície metálica), tem como finalidade alterar as propriedades mecânicas do material de modo a obter maior resistência ao desgaste. Buscou-se identificar a combinação ótima dos parâmetros que oferecessem os melhores resultados quanto à geometria da textura, garantindo ao mesmo tempo bons níveis de qualidade. As respostas analisadas incluíram a largura, comprimento e profundidade das ranhuras, e a combinação destas três respostas, representam as características geométricas das ranhuras. Os parâmetros utilizados para a otimização foram: Desfocagem em relação à peça, o percentual de potência do laser fixado em 100%, a velocidade de aplicação e a frequência de sobreposição dos pulsos. Para a obtenção dos resultados ótimos, utilizou-se um método experimental em duas fases. Inicialmente, empregou-se a Metodologia de Superfície de Resposta para o planejamento dos experimentos, coleta dos dados e análise dos efeitos dos parâmetros. A otimização do processo foi realizada e os resultados mostram que todos os parâmetros analisados foram considerados significativos, sendo que o grau de importância entre eles varia de acordo com as respostas de interesse permitindo assim que os resultados fossem alcançados.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: VIANA, Celso Vander. Aprendizagem dos Riscos do Processo de Desenvolvimento de Produtos Baseada em Jogos. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/264
Data do documento: 16-Dez-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_viana_2014.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.