Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/267
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia de Modelagem CPN Aplicada a Análise de Desempenho de Sistemas de Comunicação baseados na Norma IEC 61850.
Autor(es): MACHADO, Pedro Henrique Ferreira
Abstract: O desempenho de sistemas de comunicação baseados na norma IEC 61850 tornou-se questão importante no Sistema Elétrico de Potência. Uma vez que os sistemas de automação dos sistemas de potência possuem tempo crítico de atuação, é necessário que os parâmetros de eficiência das redes de comunicação, como exemplo atrasos de mensagens, sejam examinados cuidadosamente. Neste contexto, este trabalho de dissertação apresenta uma metodologia de desenvolvimento de modelos CPN a fim de avaliar o comportamento temporal de sistemas de comunicação baseados na norma IEC 61850. Para isto, são caracterizados dois cenários IEC 61850 encontrados na literatura, um tratando das mensagens Sampled Value e outro tratando das mensagens GOOSE. Em seguida, utilizando o software CPN Tools, são criados modelos baseados nas arquiteturas dos cenários, utilizando métodos já conceituados no tema modelagem por Redes de Petri Coloridas, a fim de avaliar o desempenho destas arquiteturas. De forma a alcançar o objetivo principal desta dissertação, que é definir este formalismo como uma nova ferramenta de avaliação dos sistemas de comunicação IEC 61850, são comparados os resultados obtidos no sistema real com o ambiente modelado. Com a comparação, fica evidente que os sistemas modelados possuem comportamentos semelhantes aos sistemas reais, e a modelagem CPN pode, perfeitamente, ser empregada neste contexto de análise de desempenho IEC 61850.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: MACHADO, Pedro Henrique Ferreira. Metodologia de Modelagem CPN Aplicada a Análise de Desempenho de Sistemas de Comunicação baseados na Norma IEC 61850. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/267
Data do documento: 13-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_machado1_2015.pdf6,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.