Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2672
Tipo: Dissertação
Título: A aprendizagem de física mediada por tecnologia de informação e comunicação (TIC): um estudo com base em teses e dissertações
Autor(es): VIEIRA FILHO, João Uilson
Primeiro Orientador: SHITSUKA, Ricardo
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como as teses e dissertações da Região Sudeste do Brasil abordam o processo de aprendizagem dos conteúdos de física mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para tanto, constituímos um corpus documental realizando buscas no catálogo de teses e dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Selecionamos os trabalhos tomando como critério de seleção a área de conhecimento, tema da pesquisa e a região da instituição de ensino superior. Temos como principal teórico o russo Lev Semyonovich Vygotsky. Após a seleção foram encontradas 20 dissertações para a análise. A abordagem metodológica adotada na presente pesquisa foi a qualitativa. A análise e categorização dos dados foram feitas com base na perspectiva de Bardin. Dentre os resultados da pesquisa identificamos a existência tanto de dificuldades quanto de fatores facilitadores da aprendizagem dos conteúdos de Física mediados por TIC. Entre as dificuldades, destacamos problemas com a manutenção e a gestão dos equipamentos de TIC, além de questões relacionadas à formação docente e a condições socioeconômicas dos alunos. Salientamos também que a divulgação das ações empreendidas pelas universidades tem potencial de impactar positivamente o processo de aprendizagem nas escolas de educação básica e também em outros níveis de ensino. Ademais, os discentes participantes da pesquisa entendem que a aprendizagem mediada por TIC faz com que os alunos se posicionem como sujeitos do processo de aprendizagem, reconhecendo seus saberes prévios como pressupostos para novos conhecimentos.
Abstract: This Thesis aims to analyze how theses and dissertations from Southeast Region of Brazil approach the learning process of physics content mediated by Information and Communication Technologies (ICT). For this purpose, we constituted a documental corpus by searching the Capes theses and dissertations catalog and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. We selected the works based on the area of knowledge, research topic and the region of the higher education institution as selection criteria. Our main theorist is the Russian Lev Semyonovich Vygotsky. After selection, 20 dissertations were found for analysis. The methodological approach adopted in this research was qualitative. Data analysis and categorization were performed based on Bardin's perspective. Among the research results, we identified the existence of both difficulties and factors that facilitate the learning of Physics contents mediated by ICT. Among the difficulties, we highlight problems with the maintenance and management of ICT equipment, in addition to issues related to teacher education and the socioeconomic conditions of students. We also emphasize that the dissemination of actions undertaken by universities has the potential to positively impact the learning process in basic education schools and also at other levels of education. Furthermore, the students participating in the research understand that learning mediated by ICT makes students position themselves as subjects of the learning process, recognizing their prior knowledge as prerequisites for new knowledge.
Palavras-chave: Aprendizagem mediada
Conteúdos de física
TIC
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2672
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021203.pdf885,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.