Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2691
Tipo: Dissertação
Título: Uma ferramenta para avaliar a qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos da UNIFEI
Autor(es): PEREIRA, Valéria Marcondes
Primeiro Orientador: LABEGALINI, Paulo Roberto
Resumo: O termo Qualidade de Vida no Trabalho tem sido analisado com mais riqueza de detalhes por diversas instituições. É muito abrangente e pertinente à época em que super valoriza-se o conhecimento, a tecnologia, a liderança e outros fatores diversos, porém, muitas vezes, deixa se de lado o principal agente sujeito destas implementações em nossas empresas. Com a evolução dos estudos na área social, as organizações passam a investir na melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho, cujo resultado é um ambiente mais humanizado, representado pela melhoria nas relações entre chefias e subordinados. Há necessidade de uma postura vigilante contra todas as práticas de desumanização no trabalho. A tarefa essencial do líder consiste em propiciar a existência de condições e métodos de trabalho, de modo que as pessoas alcancem seus próprios objetivos através da orientação de seus esforços em direção às metas da empresa, para que surjam menos insatisfações. Conscientização em todos os sentidos de respeitar e ser respeitado como profissional, o autoconhecimento e o conhecimento do outro são componentes essenciais na compreensão de como a pessoa atua no trabalho, dificultando ou facilitando as relações. A pesquisa desenvolvida apresenta resultados baseados no modelo de QVT de Walton, realizado através de questionários. Verificou-se a viabilidade de aplicação do modelo em instituições de ensino, servindo como ferramenta de medida de Qualidade de Vida no Trabalho.
Abstract: The expression Quality of Work Life has been more frequently and detailed analyzed by several institutions. It is very comprehensive and suitable for a time when knowledge, technology, leadership and other diverse factors are highly valued. However, the agent subjected to these implementations in our companies is very often left aside. With the evolution of studies regarding the social area, organizations begin to invest in the improvement of quality of work life, and the result is a more humanized environment represented by the improvement in the relation between bosses and their subordinates. It is necessary to maintain a vigilant posture against all the dehumanazing practices at work. The leader’s essential task consists of providing the existence of good work conditions and methods, so that people can achieve their own goals by orienting their efforts towards the company’s goals in order to prevent unsatisfied behaviors. Awareness in all the senses of respect and be respected as a professional, self-knowledge and the knowing the other are essential components for understanding how the other person acts at work, making the relations easier or more difficult. This research, which was carried out by using interviews, presents results based on Walton’s QWL model. The feasibility of applying the model in educational institutions, serving as a tool to measure Quality of Work Life was observed.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Trabalho
Respeito
Liderança
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2691
Data do documento: 10-Mar-2003
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200329883.PDF1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.