Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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dc.creatorCARPIO, Ricardo Carrasco-
dc.date.issued2005-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2692-
dc.description.abstractThis PhD thesis presents an optimization model for the use of industrial waste as alternative fuels taking into account targets such as quality, specific heat consumption, and pollutant emissions constraints, among others. The model takes into account the raw material and fuel cost, and also the electric power consumption cost requested for grinding which is another important factor. In the modeling, two optimization techniques were used: (i) the deterministic approach, through the Quadratic Sequential Programming (SQP) method in a combination with Monte Carlo’s method and (ii) the heuristic approach, through the Genetic Algorithm (GA) and Differential Evolution (DE) techniques applying penalty functions in order to validate the obtained results. Among the employed algorithms, the GAs didn't show a satisfactory solution, presenting convergence problems due to the need of satisfying all the imposed restrictions. On the other hand, for the SQP and the DE algorithms, the results were satisfactory with a small difference between the obtained optimum values. The DE method demanded a larger computational time when compared with the SQP due to the great number of objective function evaluations, an inherent characteristic of the DE. The results obtained from the modelling were quite satisfactory, being possible to evaluate the levels of substitution of the primary fuel for the alternative fuel derived from the industrial wastes, taking into account the acceptable limits of pollutant emissions, the cement quality standards as well as others parameters specific which are for the cement industry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectProgramação sequencial quadráticapt_BR
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_BR
dc.subjectEvolução diferencialpt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectCo-processamento de resíduos industriaispt_BR
dc.subjectIndústria de cimentopt_BR
dc.titleOtimização no co-processamento de resíduos na indústria do cimento envolvendo custos, qualidade e impacto ambientalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.available2021-12-07-
dc.date.available2021-12-07T17:06:02Z-
dc.date.accessioned2021-12-07T17:06:02Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223225565564084pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Rogério José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5763745161487235pt_BR
dc.contributor.advisor-co1JORGE, Ariosto Bretanha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3558866397613277pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta um modelo de otimização para o uso de resíduos industriais como combustíveis alternativos considerando restrições de qualidade, consumo específico de calor, emissões de poluentes, entre outras. O modelo leva em consideração os custos de matéria prima, de combustíveis e um outro fator importante que é o custo do consumo de energia elétrica requerida para moagem. Na modelagem foram utilizadas duas técnicas de otimização: (i) a determinística, através do método de Programação Seqüencial Quadrática (SQP) em combinação com o método de Monte Carlo e (ii) as heurísticas, através do Algoritmo Genético (AG) e Evolução Diferencial (ED) aplicando funções de penalização para validar os resultados obtidos. Dos algoritmos utilizados, os Algoritmos Genéticos não mostraram uma solução satisfatória, apresentando problemas de convergência devido à necessidade de satisfazer todas as restrições impostas. Já para a SQP e a ED, os resultados foram satisfatórios com uma pequena diferença entre os valores ótimos obtidos. O método de ED demandou um maior tempo computacional quando comparado com a SQP devido ao grande número de avaliações da função objetivo, característica inerente a ED. Os resultados obtidos através da modelagem mostraram-se satisfatórios, sendo possível calcular os níveis de substituição do combustível primário pelo combustível alternativo derivado dos resíduos industriais, levando se em conta os limites aceitáveis de emissões de poluentes, as normas de qualidade do cimento assim como outros parâmetros específicos da indústria de cimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.relation.referencesCARPIO, Ricardo Carrasco. Otimização no co-processamento de resíduos na indústria do cimento envolvendo custos, qualidade e impacto ambiental. 2005. 197 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.pt_BR
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