UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/272
Tipo: Dissertação
Título: Uso de Lodo de Estação de Tratamento de Água (LETA) para Fabricação de Pavimentos Pré-moldados de Concreto.
Autor(es): CASTRO, Cesar Eduardo Carvalho
Abstract: Devido a preocupação dos órgãos ambientais com os impactos produzidos pelo lodo gerado pelas estações de tratamento de água, as empresas de saneamento vêm buscando soluções de reciclagem para o resíduo. Atualmente, as soluções encontradas são a disposição do lodo em aterros sanitários ou lançamento em cursos d’água mais próximos da estação e, portanto, essa pratica vem sendo questionada pelos órgãos ambientais devido ao processo de assoreamento nos mananciais. O objetivo deste trabalho é avaliar a possibilidade de incorporação de lodo de Estação de Tratamento de Água (ETA) em concreto para fabricação de pisos pré-moldados, possibilitando um descarte adequado ao resíduo e a preservação ambiental. Para isso, é necessário avaliar o desempenho mecânico, verificando a resistência à compressão dos pisos com adição de proporções graduais de 5%, 10% e 15% de lodo em substituição à areia. Os ensaios realizados foram a caracterização do resíduo por microscopia eletrônica de varredura (MEV), classificação granulométrica e resistência a compressão. Os resultados demonstraram que o uso do lodo como agregado miúdo, substituindo parte da areia natural na produção de pisos de concretos é viável tecnicamente, sendo que na substituição de 15% do teor de lodo houve ganho de resistência à compressão. Como um dos objetivos do estudo é minimizar o lançamento indevido nos cursos d’água sem o devido tratamento, evitando assim impactos ambientais, teores de 10% e 15% se tornam tecnicamente viáveis para uso em pisos para trafego leve e pedestres.
Citação: CASTRO, Cesar Eduardo Carvalho. Uso de Lodo de Estação de Tratamento de Água (LETA) para Fabricação de Pavimentos Pré-moldados de Concreto. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/272
Data do documento: Nov-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_castro_2014.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.