Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/280
Tipo: Dissertação
Título: Mapeamento da Aplicação de Engenharia de Fatores Humanos no Processo de Desenvolvimento de Equipamentos Médicos.
Autor(es): ALMEIDA, Ana Paula Siqueira Silva de
Abstract: À medida que as exigências em eficiência e satisfação no uso de produtos médicos influenciam no cuidado e na segurança do paciente, a inclusão da Engenharia de Fatores Humanos se faz necessária dentro do Processo de Desenvolvimento de um Produto. Esta pesquisa visa realizar um mapeamento da aplicação de métodos de fatores humanos, também conhecidos como avaliação de usabilidade, dentro do desenvolvimento de um equipamento médico. No processo de desenvolvimento de um produto, os requisitos do cliente devem ser observados, mas também devem ser aplicadas técnicas que extrapolam o entendimento das necessidades dos clientes e objetivem compreender as características e limitações dos usuários, interferências do ambiente de uso e tarefas críticas associadas. Neste contexto este trabalho realizou uma revisão bibliográfica a fim de se aprofundar no universo da pesquisa, explorando os métodos e práticas em fatores humanos utilizados no desenvolvimento de um pro-duto. A partir de um estudo de caso, foram mapeados os métodos de engenharia de fatores humanos dentro do processo de desenvolvimento de um equipamento médico, levantando seus detalhes, etapas, resultados e dificuldades enfrentadas. A empresa estudada fez uso de bons princípios de usabilidade dentro do desenvolvimento e aplicou métodos que envolvem os usuários na construção das interfaces, desde a fase de concepção até o lançamento do produto. Através da análise do caso, comparando-o com a literatura estudada, pode-se concluir que um processo de engenharia de fatores humanos pode ser construído a partir do envolvimento dos usuários de forma iterativa no desenvolvimento. O processo analisado no estudo de caso foi construído de forma intuitiva pela empresa, pois não tinham conhecimento e experiência prévia na área de fatores humanos. Contudo, os métodos e princípios empregados contribuíram para o desenvolvimento de um equipamento com altos índices de usabilidade, contribuindo para satisfação do usuário e segurança do paciente.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ALMEIDA, Ana Paula Siqueira Silva de. Mapeamento da Aplicação de Engenharia de Fatores Humanos no Processo de Desenvolvimento de Equipamentos Médicos. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/280
Data do documento: 12-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_almeida_2015.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.