Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2853
Tipo: Dissertação
Título: Criação de um ambiente de inteligência de negócios para auxílio à tomada de decisão baseado no desempenho acadêmico dos discentes de graduação da Universidade Federal de Itajubá
Autor(es): VIEIRA, Benedito Gomes
Primeiro Orientador: FAVARETTO, Fabio
Resumo: Este trabalho propõe a criação de um projeto piloto de inteligência de negócios que possa fornecer informações, de forma amigável e intuitiva, sobre o desempenho acadêmico dos discentes dos cursos de graduação aos seus gestores, com o propósito de auxiliá-los em suas tomadas de decisão. Prover esses gestores com dados, informações e conhecimentos específicos é um meio de auxiliá-los durante sua gestão, de forma que não precisem agir sem o respaldo de informações consistentes, que podem resultar em ações improdutivas que não alcançarão o resultado desejado. O impacto do volume, velocidade e variedade de informações a que ficam expostas as organizações exige respostas inovadoras e rápidas para a tomada de decisão, especialmente relacionada com a recuperação de informação e extração automática de conhecimento, que consolidam a importância da gestão de alto desempenho. Para isso, os gestores devem ter ao seu alcance, ferramentas que possam fornecer as informações que precisam de forma amigável e intuitiva. Neste ambiente os gestores poderão realizar análises sobre os dados acadêmicos coletados dos discentes, como notas, resultados, índices acadêmicos, frequência, tempo de curso, forma de entrada na universidade, e outras informações. Assim, poderão utilizar essas informações para auxiliá-los em suas tomadas de decisão. No desenvolvimento deste trabalho, foi aplicada a metodologia Soft System Methodologic e a metodologia de Kimball para o desenvolvimento do Data Warehouse do Business Intelligence. Primeiramente, foi feita uma análise de requisitos, por meio de duas pesquisas: um questionário destinado aos coordenadores dos cursos de graduação, e uma pesquisa documental no sistema de atendimento dos usuários dos sistemas de informação da universidade. Fez-se então uma triangulação dos dados colhidos para descobrir se estes estão presentes no banco de dados do sistema acadêmico. Para concluir a construção do Data Warehouse, foi desenvolvido o seu modelo dimensional. Este Data Warehouse será utilizado para alimentar uma ferramenta OLAP, que fornecerá informações de forma amigável e intuitiva aos gestores dos cursos para auxiliá-los em suas tomadas de decisão. O ciclo finaliza com a avaliação dessa ferramenta pelos gestores e, caso haja novas sugestões para aprimorá-la, o ciclo será novamente iniciado. Com este trabalho, inicialmente, será criado um projeto piloto para suprir uma necessidade antiga dentro da universidade, que é a de fornecer aos gestores dos cursos de graduação, informações de forma amigável, de fácil leitura, em formato gráfico, sobre o desempenho acadêmico dos discentes dos cursos de graduação, para auxiliá-los em suas tomadas de decisão.
Abstract: This work proposes the creation of a business intelligence pilot project that can provide information, in a friendly and intuitive way, about the academic performance of undergraduate students, to the managers of these courses, in order to assist them in their taking of decisions. Providing these managers with specific data, information and knowledge is a way to help them during their management, so that they do not need to act without the support of consistent information, which can result in unproductive actions that will not achieve the desired result. The impact of the volume, speed and variety of information to which organizations are exposed require innovative and quick responses for decision making, especially related to information retrieval and automatic knowledge extraction, which consolidate the importance of high performance management. For this, managers must have at their fingertips, tools that can provide the information they need in a friendly and intuitive way. In this environment, managers will be able to carry out analyzes on academic data collected from students, such as grades, results, academic indexes, attendance, course time, way of entering the university, and other information. Thus, they will be able to use this information to assist them in their decision-making. In the development of this work, the Soft System Methodologic methodology and the Kimball methodology were applied to the development of the Business Intelligence Data Warehouse. First, a requirements analysis was carried out through two surveys: a questionnaire for undergraduate course coordinators, and a documental survey on the service system for users of the university's information systems. A triangulation of the collected data was then carried out to find out if they are present in the academic system's database. To complete the construction of the Data Warehouse, its dimensional model was developed. This Data Warehouse will be used to feed an OLAP tool, which will provide information in a friendly and intuitive way to course managers to assist them in their decision making. The cycle ends with the evaluation of this tool by the managers and, if there are new suggestions to improve it, the cycle will start again. With this work, initially, a pilot project will be created to meet an old need within the university, which is to provide undergraduate course managers with information in a friendly, easy-to-read, graphic format, about the academic performance of undergraduate course students, to assist them in their decision-making.
Palavras-chave: Inteligência de negócios
Tomada de decisão
Cursos de Graduação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2853
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022004.pdf5,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.