Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/286
Tipo: Dissertação
Título: Serviço Web para acesso a dados no Framework Obinject.
Autor(es): RIBEIRO, Wellington Openheimer
Abstract: A tecnologia de serviço web tem se mostrado uma importante ferramenta para integração de dados entre plataformas heterogêneas devida a disponibilidade de interfaces padronizadas e comunicação através da web. Esta integração de dados envolve armazenamento e recuperação de informação em sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD). Os SGBD's possuem um conjunto de interfaces padronizadas, como por exemplo o ODBC (Open Database Connectivity), para acesso a dados sem a necessidade de que aplicações clientes codifiquem métodos de acesso especializados para tratar aspectos de persistência. Recentemente, vários frameworks para persistência de dados têm sido propostos, dentre eles, o framework ObInject (CARVALHO et al., 2013) que apresenta uma abordagem de indexação de objetos. No entanto, sua utilização está limitada em armazenar persistência em um sistema de arquivos local e somente para modelos de dados desenvolvidos em Java. Este trabalho desenvolve uma proposta baseada em serviços web para criação de um provedor de serviços de armazenamento e recuperação de dados para o framework ObInject. O provedor de serviços disponibiliza serviços CRUD (Create, Retrieve, Update, Delete) para acesso a dados de objetos de aplicações clientes. A partir da interoperabilidade que os serviços web oferecem, potenciais aplicações clientes escritas em qualquer linguagem de programação que desejem persistir dados, podem se tornar consumidoras do serviço de forma padronizada.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: RIBEIRO, Wellington Openheimer. Serviço Web para acesso a dados no Framework Obinject. 2014. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/286
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ribeiro1_2014.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.