Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/289
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto.
Autor(es): LEITE, Tatiane Costa
Abstract: O desenvolvimento de produtos inovadores contribui para o crescimento das empresas, contudo existem desafios neste processo. Alguns fatores determinantes contribuem para um bom lançamento de produtos, garantindo assim a sobrevivência das empresas no mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar e priorizar quais fatores impactaram positivamente no desenvolvimento do segundo produto de Empresas de Base Tecnológica, sendo elas incubadas ou graduadas localizadas no Sul de Minas Gerais. Foi utilizado o método de modelagem com aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process), através dele foi possível identificar os quesitos avaliados como determinantes de sucesso avaliados pelas empresas que obtiveram sucesso no primeiro e no segundo produto. Os resultados encontrados são contraditórios, sendo que as empresas de sucesso em ambos os produtos avaliaram como determinantes os fatores ligados ao potencial de continuidade no mercado, enquanto as empresas que fracassaram no seu primeiro atribuem o sucesso no segundo na remodelagem das características da empresa, tendo foco agora no mercado e no desenvolvimento de produtos de acordo com as suas necessidades.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: LEITE, Tatiane Costa. Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/289
Data do documento: 16-Dez-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_leite_2014.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.