Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/291
Tipo: Dissertação
Título: Análise da participação do Gás Natural na matriz energética e a aplicação desse combustível no processo de Pelotização de Minério de Ferro.
Autor(es): TAETS, Leandro Alexandre Ribeiro
Abstract: O consumo de energia cresce em ritmo acelerado em todo o mundo. A análise da matriz energética mundial indica que as principais fontes de energia primária são os combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral e gás natural. A participação do gás natural na matriz energética mundial tem crescido nos últimos anos, especialmente em substituição ao carvão mineral e ao óleo combustível. Desta forma, o presente trabalho apresenta um estudo detalhado sobre a participação do gás natural no mercado mundial e brasileiro de energia primária. O gás natural representa 12 % da matriz energética brasileira e tem apresentado sucessivos crescimentos. A utilização do gás natural em processos industriais traz uma série de benefícios operacionais e ambientais. Dentre estes benefícios pode-se destacar: redução de custos de operação e manutenção, e redução de emissões de poluentes atmosféricos, especialmente CO₂. Do ponto de vista econômico é analisada a evolução dos preços dos combustíveis no mercado brasileiro, mostrando que, apesar das recentes altas, o custo do gás natural ainda é viável para a maioria das aplicações comerciais e industriais. Todas as vantagens e benefícios da utilização do gás natural são demonstradas pelo estudo do processo de pelotização do minério de ferro. Observa-se que a substituição do óleo combustível pelo gás natural contribui para a redução das emissões de CO₂ para a atmosfera em cerca de 45 %. Aliada a redução das emissões de CO₂ a utilização do gás natural também traz redução de custos da ordem de 3 %. Sendo assim, pode-se concluir que o gás natural é uma excelente opção de combustível para o processo de pelotização.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: TAETS, Leandro Alexandre Ribeiro. Análise da participação do Gás Natural na matriz energética e a aplicação desse combustível no processo de Pelotização de Minério de Ferro. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/291
Data do documento: 8-Dez-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_taets_2014.pdf8,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.