Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/297
Tipo: Dissertação
Título: Análise da Gestão de Riscos no desenvolvimento de projetos de software via Scrum.
Autor(es): TAVARES, Breno Gontijo
Abstract: Os projetos de desenvolvimento de software, de maneira geral, vêm apresentando baixos índices de sucesso, no que diz respeito ao alcance das metas de prazo, custo e funcionalidade do produto. Estudos apontam que um dos motivos para o insucesso dos projetos deste segmento está relacionado à ausência de Gestão de Riscos ou a sua aplicação inadequada no âmbito do projeto. Todavia, percebe-se que a Gestão de Riscos vem sendo pouco utilizada, inclusive nos projetos de desenvolvimento de software. Os projetos de desenvolvimento de software vêm cada vez mais utilizando metodologias ágeis, especialmente o framework Scrum, que é a mais popular dentre elas. Entretanto, o Scrum, assim como as metodologias ágeis em geral, não apresenta atividades específicas para a realização da Gestão de Riscos. Diante deste cenário, esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada utilizando a abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar como é realizada a Gestão de Riscos em projetos Scrum. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, realizado com colaboradores do Inatel Competence Center, que trabalham em projetos de desenvolvimento de software. O instrumento de pesquisa para coleta de dados foi desenvolvido baseando-se em artigos científicos sobre o tema de Gestão de Riscos em projetos de software, além de contar com a aplicação de entrevistas estruturadas. Como resultado, esta pesquisa apresenta as práticas de Gestão de Riscos e suas respectivas análises estatísticas. Destaca-se as práticas que obtiveram a maior concordância com a literatura como sendo: a aplicação da Gestão de Riscos de forma contínua em um loop de feedback e a reutilização do conhecimento sobre riscos por parte da equipe do projeto.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: TAVARES, Breno Gontijo. Análise da Gestão de Riscos no desenvolvimento de projetos de software via Scrum. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/297
Data do documento: 6-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_tavares_2015.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.