Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/298
Tipo: Dissertação
Título: Integração da simulação a Eventos Discretos e mapeamento do fluxo de valor para melhoria do sistema de distribuição de medicamentos em um hospital.
Autor(es): ROCHA, Fernanda
Abstract: Este trabalho utilizou a Simulação a Eventos Discretos e o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) para avaliar o sistema de distribuição de medicamentos de um hospital, devido a constantes atrasos na entrega de medicamentos aos pacientes. Desta forma, o trabalho tem como objetivo integrar simulação a eventos discretos e o mapeamento do fluxo de valor para melhoria de processos em uma farmácia hospitalar. A presente pesquisa aplicou a metodologia modelagem e simulação para analisar o sistema, em que foi divida em fase de concepção, fase de implementação, e fase de análise, na qual foi realizado um diagnóstico por meio do Mapa do Estado Atual para identificar os erros e desperdícios do processo e posteriormente, foram discutidas alterações através do Mapa do Estado Futuro. O Mapa do Estado futuro elaborado foi utilizado como projeto experimental da simulação. As alterações propostas foram o balanceamento da chegada das prescrições, a abertura de um novo posto de trabalho e a eliminação das paradas não planejadas dos funcionários. Analisando os relatórios obtidos com as replicações foi possível compreender e quantificar o impacto dessas alterações sobre o processo. Por fim, com utilização Delineamento de Experimentos, notou-se que com todos os fatores no estado de melhoria é possível atender todos os pacientes de acordo com a prescrição médica.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ROCHA, Fernanda. Integração da simulação a Eventos Discretos e mapeamento do fluxo de valor para melhoria do sistema de distribuição de medicamentos em um hospital. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/298
Data do documento: 24-Out-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_rocha_2014.pdf10,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.