Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/299
Tipo: Dissertação
Título: Turismo e desenvolvimento local: um estudo de caso no município de Gonçalves-MG.
Autor(es): BARBOSA, Ricardo Antonio Gomes
Abstract: Muitos municípios brasileiros não têm autonomia financeira, dependendo exclusivamente de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios. Isso influi diretamente em sua capacidade de investir em educação, saúde e melhoria da infraestrutura. Dessa forma, não conseguem desenvolver alternativas para dinamizar a própria economia, e de contribuir para a melhoria de vida de seus habitantes, diminuindo assim o êxodo de sua população jovem. Na procura de alternativas alguns municípios têm buscado o incremento do turismo como estratégia de geração de emprego e renda. O presente trabalho tem como objetivo investigar a expansão da atividade turística e seus impactos na geração de emprego e renda, através de um estudo de caso no município de Gonçalves-MG. O problema se insere na discussão sobre desenvolvimento local, planejamento turístico e Arranjos Produtivos Locais de Turismo, com foco no incremento do setor de hospitalidade e do turismo como vetor de desenvolvimento local. A prioridade do estudo está concentrada em três fatores considerados como indicadores de desenvolvimento local: geração de emprego e renda para a população local; melhoria da infraestrutura do município; e participação dos atores locais no controle do processo de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação do turismo. O processo metodológico utilizado foi de caráter analítico-descritivo, adotando-se uma combinação de análise de dados estatísticos e procedimentos qualitativos de coleta de dados. A partir dos dados coletados pôde ser constatado que a atividade turística teve papel fundamental na geração de emprego e renda, e no crescimento da economia do município, configurando um Arranjo Produtivo Local de Turismo em Desenvolvimento.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: BARBOSA, Ricardo Antonio Gomes. Turismo e desenvolvimento local: um estudo de caso no município de Gonçalves-MG. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/299
Data do documento: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_barbosa_2014.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.