Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVEIRA, Nádia Alvim Muffato-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3032-
dc.description.abstractFacing an increasingly diversified and dynamic economic market, and despite financial education presenting growth in recent years, the Brazilian population has deficiencies in responsibilities and decision making as well as their effective knowledge about finances seems to be deficient. This work diagnosed the financial education of students residing in the Federal Institute of Minas Gerais - Bambuí Campus, from the analysis of the financial knowledge index, associating them with personality factors measured by the Big Five Inventory. The research proposal was quantitative, descriptive and applied. Fifty-seven students from the institute's higher education courses, who benefit from the Student Housing program, participated in the research. The sample was selected by invitation. The data were collected through a survey, treated and analyzed quantitatively with the help of SPSS software. The research showed a low level of financial knowledge in the population studied. The students showed a lack of knowledge about concepts such as interest, inflation, insurance and investment risk analysis. Furthermore, based on the research results, no association was found between the financial knowledge index and the personality factors. These results allowed the elaboration of a mini course product so that the population could receive knowledge about the theme and opportunities to apply it in their financial life. Financial education is seen as an important instrument to fill this gap and, applied to the studied public, it raises this research to a healthier level, since college students represent the future of the intellectual and productive capacity of the country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectFatores de personalidadept_BR
dc.titleEducação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-02-10-
dc.date.available2022-02-10T10:36:19Z-
dc.date.accessioned2022-02-10T10:36:19Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3621431713040911pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Gilberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952260428621782pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MEDEIROS, André Luiz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069096016693580pt_BR
dc.description.resumoDiante de um mercado econômico cada vez mais diversificado e dinâmico, e, apesar da educação financeira apresentar crescimento nos últimos anos, a população brasileira possui deficiências nas responsabilidades e tomada de decisões bem como seus conhecimentos efetivos sobre finanças parecem ser deficitários. Este trabalho diagnosticou a educação financeira dos alunos residentes no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí, a partir da análise do índice de conhecimento financeiro, associando-os aos fatores de personalidade medidos pelo Big Five Inventory. Partiu-se da proposta de pesquisa quantitativa, descritiva e aplicada. Participaram da pesquisa 57 discentes dos cursos superiores do instituto, beneficiados pelo programa de Moradia Estudantil. A amostra foi selecionada por convinience. Os dados foram levantados por meio de survey, tratados e analisados quantitativamente com auxílio do software SPSS. A pesquisa apontou baixo índice de conhecimentos financeiros da população estudada. Os alunos demostraram falta de domínio de conceitos como juros, inflação, seguro e análise de risco de investimentos. Além disso, com base nos resultados da pesquisa, não foi encontrada associação entre o índice de conhecimento financeiro e os fatores de personalidade. Esses resultados permitiram a elaboração de um produto de minicurso de capacitação para que a população pudesse receber conhecimentos sobre o tema e oportunidades de aplicação em sua vida financeira. A educação financeira é vista como importante instrumento para preenchimento desta lacuna e, aplicada ao público estudado, eleva esta pesquisa a um patamar mais salutar, já que universitários representam o futuro da capacidade intelectual e produtiva do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesSILVEIRA, Nádia Alvim Muffato. Educação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federal. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022022.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.