Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/305
Tipo: Dissertação
Título: Aplicabilidade da avaliação ambiental integrada no licenciamento de Pequenas Centrais Hidrelétricas no estado de Minas Gerais.
Autor(es): NEDER, Clóvis Vitório Giacóia
Abstract: A Avaliação Ambiental Integrada (AAI) visa identificar e avaliar os efeitos sinérgicos e cumulativos resultantes dos impactos ambientais ocasionados pelo conjunto de aproveitamentos hidrelétricos nas bacias hidrográficas do país. No Brasil, este tema é relativamente recente, sendo que em 2004 foi assinado um termo de compromisso entre Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, Advocacia Geral da União e o Ministério Público. Com o objetivo de estabelecer diretrizes gerais para a elaboração do termo de referência para a realização da AAI dos aproveitamentos hidrelétricos da bacia do Rio Uruguai. Em 2012, foi publicada pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a Deliberação Normativa COPAM nº 175 que regulamenta a AAI no Estado de Minas Gerais. A proposta deste trabalho é verificar a aplicabilidade da AAI regulamentada pela Deliberação Normativa COPAM nº 175 de 08 de maio de 2012 como ferramentas direcionadas ao desenvolvimento mais sustentável no segmento de geração hidrelétrica. Com isto a possibilidade de propor melhorias na regulamentação e na elaboração destas avaliações ambientais integradas e, como consequência, sua utilização como norteador no processo Licenciamento Ambiental de projetos hidrelétricos de pequeno porte que serão implantados no estado de Minas Gerais. Criou-se uma matriz de verificação utilizando indicadores para verificar o índice de cumprimento da DN nº 175/2012. Após a análise conclui-se que a aplicabilidade da Avaliação Ambiental Integrada encontra alguns problemas estruturais como a falta de mão de obra técnica especializada, a baixa qualidade dos estudos ambientais usados como base de dados, o aumento no prazo do licenciamento ambiental e, consequentemente, o aumento no custo ambiental.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: NEDER, Clóvis Vitório Giacóia. Aplicabilidade da avaliação ambiental integrada no licenciamento de Pequenas Centrais Hidrelétricas no estado de Minas Gerais. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/305
Data do documento: 11-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_neder_2014.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.