Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/307
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de Mapas Auto-Organizáveis na Detecção de Mudanças no Solo ao Longo do Tempo.
Autor(es): MOTA, Rodrigo Luiz Mendes
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia, com a implementação de técnicas de processamento de imagens, dentre elas, os mapas auto-organizáveis de Kohonen, e visão computacional, para a detecção automática de diferenças no solo utilizando imagens digitais obtidas por sensores embarcados em satélites, com uso de imagens obtidas em tempos distintos. As áreas de estudo foram a região da Floresta Nacional de Tapajós, no Pará, devido a diversidade quanto ao uso e ocupação da terra, que vem causando aumento da área desmatada, e a região do Lago Mead, entre os Estados de Nevada e Arizona nos Estados Unidos da América, que vem sofrendo com aumento de temperaturas, redução de chuvas e problemas de abastecimento da população na região nos últimos tempos. Foram gerados resultados para cada uma das regiões, utilizando imagens obtidas entre os anos de 2008 e 2014. Os resultados apresentados foram satisfatórios para os testes realizados com imagens da região do Lago Mead. Entretanto, os testes com as imagens da Floresta Nacional de Tapajós não foram tão bons, mas pode-se afirmar que é possível realizar a detecção de mudanças com o uso dos mapas auto-organizáveis de Kohonen de forma automática, sem a intervenção de um especialista.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: MOTA, Rodrigo Luiz Mendes. Aplicação de Mapas Auto-Organizáveis na Detecção de Mudanças no Solo ao Longo do Tempo. 2014. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/307
Data do documento: 1-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mota_2014.pdf8,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.