Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3108
Tipo: Dissertação
Título: Uso da análise multicritério na gestão de esgotamento sanitário em microbacias rurais, usando ferramentas SIG
Autor(es): CRUZ, Carolina Lacerda da
Primeiro Orientador: SILVA, Ana Paula Moni da
Resumo: A disposição inadequada do esgoto doméstico na zona rural pode oferecer sérios riscos à saúde da população local e também ao meio ambiente. Para reduzir este tipo de poluição é necessário a escolha e implantação de sistemas de tratamento de esgoto com critérios técnicos, por parte do poder público ou dos próprios geradores. Deste modo, o objetivo deste trabalho é a seleção de tecnologias de tratamento de esgoto (i) unifamiliares ou (ii) semi-coletivas, utilizando análise multicritério com uso de ferramentas SIG. A metodologia de análise multicritério utilizada, Analytic Hierarchy Process (AHP), tem como intuito lidar com vários critérios quantitativos e qualitativos simultaneamente, para selecionar dentre as tecnologias, as melhores opções. Para implementar o método foi usada a microbacia rural da Pedra Preta, localizada no município de Itajubá/MG, como área de estudo de caso. Foram adotados quatro critérios na análise: uso e ocupação do solo, tipo do solo, declividade do terreno e adensamento populacional, aos quais foram relacionados pesos que podem ser replicados em estudos relacionados a microbacias rurais durante a implementação do método AHP. A ferramenta de geoprocessamento usada foi o QGIS, com imagens gratuitas do CBERS 4A e ALOS PALSAR. Os resultados mostraram-se satisfatórios, pois indicaram as áreas adequadas para implantação de sistemas semi-coletivos, que atendem mais de uma residência e os locais para implantação de sistemas unifamiliares de tratamento de esgoto, como por exemplo, os sistemas alagados construídos (SAC), bacia de evapotranspiração (BET) e os biodigestores.
Abstract: A disposição inadequada do esgoto doméstico na zona rural pode oferecer sérios riscos à saúde da população local e também ao meio ambiente. Para reduzir este tipo de poluição é necessário a escolha e implantação de sistemas de tratamento de esgoto com critérios técnicos, por parte do poder público ou dos próprios geradores. Deste modo, o objetivo deste trabalho é a seleção de tecnologias de tratamento de esgoto (i) unifamiliares ou (ii) semi-coletivas, utilizando análise multicritério com uso de ferramentas SIG. A metodologia de análise multicritério utilizada, Analytic Hierarchy Process (AHP), tem como intuito lidar com vários critérios quantitativos e qualitativos simultaneamente, para selecionar dentre as tecnologias, as melhores opções. Para implementar o método foi usada a microbacia rural da Pedra Preta, localizada no município de Itajubá/MG, como área de estudo de caso. Foram adotados quatro critérios na análise: uso e ocupação do solo, tipo do solo, declividade do terreno e adensamento populacional, aos quais foram relacionados pesos que podem ser replicados em estudos relacionados a microbacias rurais durante a implementação do método AHP. A ferramenta de geoprocessamento usada foi o QGIS, com imagens gratuitas do CBERS 4A e ALOS PALSAR. Os resultados mostraram-se satisfatórios, pois indicaram as áreas adequadas para implantação de sistemas semi-coletivos, que atendem mais de uma residência e os locais para implantação de sistemas unifamiliares de tratamento de esgoto, como por exemplo, os sistemas alagados construídos (SAC), bacia de evapotranspiração (BET) e os biodigestores.
Palavras-chave: Saneamento rural
Matriz multicritério
Geoprocessamento
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITÁRIA::RECURSOS HÍDRICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia Hídrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3108
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022032.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.