Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/311
Tipo: Dissertação
Título: A Tecnologia Social em Gestão, nas Relações Institucionais da Cooperativa Agropecuária dos Assentados do Município de Tremembé –SP (COOAAT) com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Fundação Itesp).
Autor(es): MOLLICA, Othoniel Francisco Godoy
Abstract: A presente dissertação demonstra que as Relações Institucionais da Cooperativa Agropecuária dos Assentados do Município de Tremembé-SP (COOAAT) com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Fundação Itesp), no contexto de seu processo administrativo, promoveram a emergência de Tecnologia Social em Gestão e contribuíram também para a transformação socioeconômica dessa cooperativa. A COOAAT constitui-se como Organização Socioprodutiva, composta integralmente por Agricultores Familiares assentados da Reforma Agrária, desenvolvendo, como principal atividade, a produção agropecuária, e atualmente conta com 40 cooperados. Essa Instituição situa-se, no Assentamento Horto Tremembé-SP (Assentamento Conquista) na Estância Turística de Tremembé-SP, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo-SP. O esforço do governo paulista e de seus pesquisadores em torno da discussão entre a interação das políticas públicas agrárias e a consolidação da Agricultura Familiar faz-se presente, na implementação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), desenvolvida por essa instituição pública. A Fundação Itesp atua participativamente, na gestão de cooperativas de assentados da Reforma Agrária, para fortalecer a comercialização nessas cooperativas frente ao mercado. Os dados coletados referem-se ao período de 2010 a 2013 e foram tratados, do ponto de vista metodológico por critérios qualitativos, no qual se levam em considerações a História Oral como técnica de trabalho e procedimentos de análise documental. Da análise dos materiais estudados, entende-se que a emergência da Tecnologia Social, na gestão da COOAAT, diante da atuação de movimentos sociais e da qualidade socioeconômica promovida, nessa cooperativa, resultaram em dois caminhos: no papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na constituição de Organizações Socioprodutivas (cooperativas agropecuárias) e na reconstituição institucional entre a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e a gestão de cooperativas agropecuárias de Assentamentos da Reforma Agrária.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: MOLLICA, Othoniel Francisco Godoy. A Tecnologia Social em Gestão, nas Relações Institucionais da Cooperativa Agropecuária dos Assentados do Município de Tremembé –SP (COOAAT) com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Fundação Itesp). 2014. 222 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/311
Data do documento: 6-Mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mollica_2014.pdf17,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.