Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZANATTA, Larissa de Carvalho Azevedo-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3131-
dc.description.abstractBased in a socio-historic theoretic foundation, the stregth of hegemonic ideas in education, science and enviromental issues is decribed. The inset of biological evolution and enviromental themes is analised, and the existence of relation and aproximations between these themes is inquired, for in the face of the actual enviromental and knowledg crises, we see they can help each other. Data has been collected through documental analysis of the pedagogical projects from undergraduate courses in Federal Universities in the state of Minas Gerais. For the analysis, we have leaned in the methodology of Laurence Bardin. Results indicate that the inset of biological evolution is mostly restricted to a scientific curricular component, in a isoladed fashion, characterizing living being groups studied in zoology of botanic, filling topics in paleontology e sistematization, in any case without any relation to the pedagogical area. Environmental themes have no emphasis in the curricula, where the a conservative major tendency prevails, when present. The relation between society and nature and the socio environmental crisis is presented in curricular topics connected to environmental education. The polical feature intrinsic in education is practically absent, as well as its integration with teachers and students reality. In face of this scenary, the relations stablished by the courses between the two themes are incipient, requiring detailed descriptions in the syllabus and/or curricular restructuring that may contribute, in the frame of a national critical education, with citzenship emancipation, scientific alphabetization and a transformation in the relation between society and nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectTemática ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleTemática ambiental, evolução biológica e suas relações: uma análise nos documentos curriculares das licenciaturas em ciências biológicas das universidades federais de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-02-21-
dc.date.available2022-02-21T19:23:38Z-
dc.date.accessioned2022-02-21T19:23:38Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776928828915827pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Janaina Roberta dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432170060094937pt_BR
dc.contributor.advisor-co1AGUDO, Marcela de Moraes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4516648121188630pt_BR
dc.description.resumoPartindo de uma fundamentação teórica com viés sócio-histórico, descrevemos a força das ideias hegemônicas contidas na educação, na ciência e nas problemáticas ambientais. Analisamos a inserção da evolução biológica e da temática ambiental, e verificamos se há relações e aproximações entre esses conteúdos, por visualizarmos a possibilidade de se retroalimentarem no enfrentamento da crise ambiental e de conhecimento atuais. Os dados foram coletados através da análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos das licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades Federais de Minas Gerais, apoiados pela metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam a inserção da evolução biológica majoritariamente restrita a um componente curricular científico, sem relação com a área pedagógica, caracterizando grupos de seres vivos estudados pela zoologia e botânica, e compondo tópicos da paleontologia e sistemática, isoladamente. A temática ambiental não se destaca nos currículos, prevalecendo a tendência conservadora quando presente. A relação sociedade-natureza e a crise socioambiental se apresentam em tópicos dos componentes curriculares dedicados à educação ambiental. O caráter político intrínseco da educação está praticamente ausente, bem como sua integralização com a realidade dos alunos e professores. Diante deste cenário, as relações estabelecidas pelos cursos entre os dois conteúdos são incipientes, demandando descrições pormenorizadas no ementário e/ou reestruturações curriculares que possam contribuir, dentro dos moldes da educação nacional crítica, com a emancipação cidadã, a alfabetização científica e a transformação da relação sociedade-natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesZANATA, Larissa de Carvalho Azevedo. Temática ambiental, evolução biológica e suas relações: uma análise nos documentos curriculares das licenciaturas em ciências biológicas das universidades federais de Minas Gerais. 2021. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022034.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.