Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3222
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relação entre gestão educacional e desenvolvimento local: estudo de caso num município mineiro |
Autor(es): | DINIZ, David José |
Primeiro Orientador: | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
Resumo: | Esta pesquisa visa analisar as influências de uma organização educacional no desenvolvimento sócio-econômico de uma cidade mineira predominantemente rural. Tem por objetivos específicos mapear as mudanças sócio-econômicas das zonas urbana e rural de Delfim Moreira, identificar os aspectos que mudaram na vida da comunidade e levantar o conhecimento/informações que a população tem acerca da Escola Técnica LIMASSIS (ETL) – Fundação Roge. Assim, fornecendo, para a instituição em evidência, subsídios que possam gestar suas ações da melhor maneira possível no sentido de alcançar seus objetivos e metas e contribuir para o meio em que se insere. Como ferramentas de pesquisa foram realizadas, no período de 01/2004 a 06/2005, entrevistas semi-estruturadas com gestores de negócios e serviços públicos, aplicados questionários junto aos gestados, estabelecimentos comerciais e população da zona urbana e rural, além da análise de vários documentos. Os resultados obtidos revelaram que apesar do pouco tempo de existência da ETL, desde sua criação ela desencadeou uma série de mudanças no município, algumas mais perceptíveis, como as sentidas pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais e outras menos, por exemplo, na zona rural, porque mais distante. Entretanto, fica evidente, dentre outras, a necessidade de avaliação permanente dos impactos da ETL e de seu projeto educacional para fortalecimento da cultura local. |
Abstract: | This research aims to analyse all the influences of the Educational Organization in the social economical development in a rural city in the state of Minas Gerais. The specific purposes are approach the social economical changes of the countryside and the city of Delfim Moreira, identifying the aspects that changed the life of the community and increase the knowledge that the population has about the Escola Técnica Limassis (ELT) - Fundação Roge. So, providing for the Institution subsides that can manage its actions of the best way to get the goals and contributes to the city where it stays. Some tools of research were made of period started in January, 2004 until July, 2005, like half structured researches with business managers, commercial establishment and the population of the city and of the countryside, made questionnaires with managers and analysis of several documents. The result developed that although few time existence, since that the Escola Técnica Limassis (ELT) was built and it developed a lot of changes in the town. Some changes are more visible as managers of the commercial establishment can feel and others less, for example, in the countryside because it is more distant. However, it’s sure the need of a constant assessment of impacts of the ELT and the Educational project to appreciation of the local culture. |
Palavras-chave: | Educação Desenvolvimento rural Escola-comunidade Cultura Gestão educacional |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3222 |
Data do documento: | 4-Ago-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_200630179.pdf | 355,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertação_200630179(1).pdf | 20,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.