Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Modelagem e análise da influência da fast valving na estabilidade transitória de sistemas elétricos de potência
Autor(es): PRIOSTE, Fernando Buzzulini
Primeiro Orientador: MENDES, Pedro Paulo de Carvalho
Segundo Orientador: FERREIRA, Cláudio
Resumo: A estabilidade transitória de sistemas de potência pode ser incrementada com o uso da Fast Valving (FV) em turbinas a vapor. O controle da Fast Valving (FV) das turbinas a vapor tem atraído mais e mais a atenção no cenário mundial devido aos sistemas elétricos de potência estarem operando cada vez mais perto dos seus limites de estabilidade e devido à dificuldade de se conseguir a expansão do sistema de transmissão. No Brasil isto também ocorre. O número de usinas termoelétricas no sistema elétrico brasileiro está aumentando, então torna se necessário utilizar modelos matemáticos mais sofisticados para representá-las. Modelos usados nos estudos de estabilidade estão atingindo um nível sofisticado devido ao tamanho e topologia dos sistemas atuais, exigindo a criação de novos métodos para garantir a estabilidade, prevendo através de simulações o comportamento dinâmico do sistema. A FV mostra-se eficiente na estabilidade de sistemas de potência, mas uma das maiores dificuldades encontradas é de ainda não se dispor de modelos matemáticos divulgados para a mesma, somente artigos e livros que mencionam o seu modo de atuação, que consiste em uma rápida redução da potência mecânica da turbina quando uma significativa oscilação de potência ocorre. Então o principal propósito desta dissertação é desenvolver modelos matemáticos da FV e analisar o seu comportamento em sistemas elétricos de potência. A rápida redução de potência mecânica ocorre devido ao rápido fechamento das válvulas de interceptação (IV) ou rápido fechamento das válvulas de controle (CV) em conjunto com as IV. O início desta atuação deve se dar no mais curto intervalo de tempo possível após a detecção de um defeito e então as válvulas devem reabrir total ou parcialmente em um curto período de tempo. O princípio da FV está diretamente relacionado ao critério de igualdade de áreas: quando uma falta ou rejeição de carga ocorre, a potência elétrica reduz-se rapidamente, para evitar uma possível perda de sincronismo a potência mecânica da turbina a vapor deve ser reduzida através do rápido fechamento de suas válvulas. A rápida redução da potência mecânica aumenta a área de desaceleração e diminui a área de aceleração. De acordo com o critério de igualdade de áreas, se a área de desaceleração é maior que a área de aceleração, o sistema não perde o sincronismo. Existem várias filosofias para acionar a FV e a utilização combinada de alguns métodos pode ser considerada uma otimização. Geralmente o acionamento da FV é feito por solenóides especiais sendo que na sala de operação da usina existem chaves que permitem a escolha de habilitar ou não as válvulas. A vantagem da FV é que com a sua atuação a unidade térmica não precisa ser desconectada do sistema em muitos casos, evitando a necessidade de sua ressincronização e aumentando o tempo crítico de eliminação de faltas, principalmente em sistemas de transmissão fracos.
Abstract: The transient stability of power systems can be enhanced with the use of Fast Valving (FV) in steam turbines. Fast Valving control has been calling attention around the world due the fact that power systems are operating near their stability limits and due the difficulties in expanding the transmission systems. In Brazil it happens either. The number of thermoelectric power plants in Brazilian power system is increasing, so it is necessary to use accurate mathematical models to represent them. Mathematical models used in stability studies are reaching a sophisticated level due to power systems size and topology, so it demands the development of new techniques to assure stability, predicting with simulations the behavior of the systems. Fast Valving is one of the least expensive controls for stability, but one of the biggest difficulties is that there are not mathematical models available for it at the moment, just articles and books that mention how FV actuates, that is, a quick mechanical power reduction of the steam turbine when a large power oscillation happens. So the main purpose of this master dissertation is to develop mathematical models of FV and analyze its behavior in electric power systems. The fast reduction of mechanical power happens due to the fast closure of the intercept valves (IV) or the fast closure of control and intercept valves together. The actuation must start in the minimum time after the detection, for example, of a fault and then valves must reopen totally or partially in a short period of time. FV principle is strictly related to the equal area criterion: when a fault or load shedding happens, the electrical power suddenly reduces, to avoid a possible loss of synchronism mechanical power must be reduced with the fast closure of the steam turbine valves. The fast reduction of mechanical power increases the deccelerating area, and reduces the accelerating area. According to the equal area criterion, if the deccelerating area is bigger than the accelerating area, the system will not lose synchronism. There are several philosophies to actuate FV and the combined utilization of some methods is considered an optimization. Usually FV actuation is made by special solenoids and there are keys in the dispatch office that permits to choose whether the valves will be available to actuate or not. The advantage of FV is that with its actuation the thermal unit does not need to be disconnected of the system in many cases, avoiding resynchronisation and besides FV raises the critical clearing time mainly in weak transmission networks.
Palavras-chave: Sistemas elétricos de potência
Fast valving
Usinas térmicas a vapor
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3238
Data do documento: 4-Abr-2005
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