Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/325
Tipo: Dissertação
Título: A gestão da energia com a norma ISO 50001.
Autor(es): PINTO, Álvaro Braga Alves
Abstract: O objetivo desta dissertação é apresentar, analisar e avaliar as implicações da norma internacional “ISO 50001 - Energy Management Systems - Requirements with guidance for use” - e que teve como norma espelho brasileira a “ABNT NBR ISO 50001 - Sistemas de Gestão da Energia - Requisitos com orientações para uso”. Os assuntos abordados procuram justificar ou evidenciar a necessidade da construção de uma norma para a gestão da energia com vistas à eficiência energética. Sendo o objetivo da Norma a implantação de um sistema de gestão da energia, é avaliado o seu potencial em cumprir o seu papel. Iniciando o desenvolvimento da análise, alguns aspectos introdutórios são destacados: a importância da gestão da energia, a normalização sistêmica desta gestão e a construção de um documento internacional ISO para esta gestão normalizada. Desta forma a eficiência energética passa a ser tratada de forma sistemática, entendo-se que esta atividade é dependente de uma abordagem mais completa, a gestão da energia, e que, sendo orientada por um documento com força de norma, pode alcançar resultados efetivos e duradouros. Em seguida é apresentado o caminho percorrido, as evoluções nas reuniões plenárias internacionais e os trabalhos do Comitê Brasileiro. A descrição deste processo é de grande importância para se entender como o documento chegou à sua forma final. O núcleo do trabalho consiste de uma análise interpretativa onde se detalha o conteúdo da Norma: aspectos técnicos, características específicas, estrutura, peculiaridades, pontos fortes como o apelo econômico e ambiental e a dualidade de sua função, sendo uma norma de gestão e técnica. Recorrendo à literatura nacional e estrangeira confronta-se as necessidades e diretrizes de um sistema de gestão de energia com as propostas da Norma. Também são usados históricos e estudos de casos de eficiência energética no Brasil bem como as boas práticas em diagnósticos energéticos que se tem conhecimento para aferir o alinhamento da Norma com a realidade do mercado. Oportunamente, se faz um breve comentário do cenário atual da eficiência energética na indústria brasileira, o que se tem feito nos últimos anos, os programas de governo e outras ações, as barreiras encontradas e as oportunidades. No prosseguimento a esta análise, são discutidas as tendências e expectativas, os benefícios esperados para a sociedade, para as organizações, a indústria principalmente, e para o páis. No Brasil, o importante papel que a Norma pode assumir, ao completar o arcabouço de ações e iniciativas de eficiência energética, somando-se a outros instrumentos que desempenham suas funções específicas como a legislação nacional e os programas governamentais. Por fim, uma visão breve do pós-norma, os desdobramentos, as certificações no mundo, as repercussões na sociedade e na mídia e a construção de novos documentos dela oriundos, assim chamados de família ISO 50000.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: PINTO, Álvaro Braga Alves. A gestão da energia com a norma ISO 50001. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/325
Data do documento: 15-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pinto_2014.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.