Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/326
Tipo: Dissertação
Título: Determinação de Velocidades Radiais e Metalicidades de Estrelas em Aglomerados Abertos.
Autor(es): FARIA, Marcos Antonio Fonseca
Abstract: Nas últimas décadas verificou-se um grande aumento nos estudos de aglomerados abertos na galáxia, principalmente por causa da boa determinação de uma grande variedade de parâmetros, tais como a idade, distância, avermelhamento e movimento próprio (MONTEIRO & DIAS, 2011). Em estudos de dinâmica do disco Galáctico, como a determinação da velocidade do padrão espiral (DIAS & LÉPINE, 2005) e a determinação do tempo de permanência das estrelas nos braços espirais, é fundamental conhecer suas órbitas obtidas a partir dos movimentos próprios e velocidades radiais e do potencial da Galáxia. Com intuito de contribuir com o catálogo de aglomerados abertos (DIAS et al., 2002); (DALM, 2002), elaboramos uma técnica para obtenção de velocidade radial e parâmetros físicos de estrelas (Teff, log(g) e Metalicidade) através de um ajuste de um espectro observado com um conjunto de espectros sintéticos, sem a necessidade de interação com o usuário durante os ajustes. Os dados utilizados para validação do método foram observados no OPD (Observatório do Pico dos Dias - LNA/MCTI) e as etapas para obtenção dos resultados apresentados foram descritas com detalhes desde a observação dos espectros, redução dos dados até os resultados finais. A partir do método proposto foi possível obter resultados inéditos de 13 aglomerados abertos, sendo que para 6 deles obtivemos valores inéditos de velocidade radial e para 13 deles valores inéditos de Fe/H.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Física
Citação: FARIA, Marcos Antonio Fonseca. Determinação de Velocidades Radiais e Metalicidades de Estrelas em Aglomerados Abertos. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Física), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/326
Data do documento: 7-Jan-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_faria_2016.pdf8,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.