Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/327
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos impactos intangíveis na implantação de um Sistema Integrado de Gestão em uma Instituição Federal de Ensino Superior.
Autor(es): CORONADO, Simone Arantes
Abstract: A governança no setor público vem apresentando uma melhoria desde o primeiro levantamento ocorrido em 2010, realizado pelo TCU, e se alicerça basicamente sobre os princípios da transparência, integridade e responsabilidade ou dever de prestar contas. Essa tendência pode indicar um futuro promissor para a Governança de TI na administração pública federal. Todavia, se por um lado o governo federal reconhece os avanços da governança na administração pública federal, por outro lado, os gestores públicos devem ter uma atenção constante com a boa gestão dos recursos que lhes são disponibilizados anualmente. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar qualitativamente a implantação de um Sistema Integrado de Gestão em empresas públicas, mais precisamente, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), medindo e avaliando seu impacto intangível através de um estudo de caso. Adicionalmente, esta pesquisa visa auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões quanto à implantação de sistemas integrados de gestão através da metodologia de Fatores Críticos de Sucesso, além de produzir uma fonte de conhecimento à comunidade acadêmica sobre o tema, que, até o momento, foi pouco explorado. Desta forma, a proposta desta pesquisa possibilitará aos gestores públicos mais uma ferramenta para o entendimento das vantagens e desvantagens da implantação de sistemas integrados de gestão, visando facilitar suas decisões na busca da boa governança. Foi possível observar a importância em se avaliar os sistemas integrados de gestão, em especial na administração pública federal, devido ao dever de prestar contas e obediência às leis vigentes no País. Em se tratando dos benefícios intangíveis, ficou claro que a implantação do módulo de Orçamento do sistema de gestão avaliado impactou positivamente na grande maioria dos benefícios intangíveis pesquisados na literatura, dentre eles, por exemplo, melhoria das operações e melhor utilização de ativos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CORONADO, Simone Arantes. Análise dos impactos intangíveis na implantação de um Sistema Integrado de Gestão em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/327
Data do documento: 30-Nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_coronado_2015.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.