Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3278
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do uso de tecnologias para o ensino de ciências e matemática na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de teses e dissertações
Autor(es): CARVALHO, Patrícia Sousa
Primeiro Orientador: FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
Resumo: As tecnologias se configuram como um importante recurso para os processos de ensino e aprendizagem. Estudos apontam que, dependendo da forma como forem utilizadas em âmbito educacional, estas podem favorecer o processo de inclusão dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Desta forma, entende-se a relevância de estudar como as pesquisas brasileiras estão abordando o uso de tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, realizou-se uma investigação com o intuito de analisar de que modo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as Tecnologias Assistivas têm sido abordadas em Teses e Dissertações, disponíveis no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no que concerne ao Ensino de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Destaca-se que esta pesquisa é de natureza qualitativa e pode ser caracterizada como uma pesquisa bibliográfica. Neste contexto, foi realizado um levantamento bibliográfico no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES durante o segundo semestre de 2020 e, por meio de critérios de seleção, foram encontradas inicialmente 35 pesquisas que abordavam o uso da tecnologia no Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Após a leitura completa dos trabalhos de forma a encontrar os temas recorrentes, foi realizado um mapeamento de 32 trabalhos, que abordavam a temática da presente pesquisa, quanto aos dados gerais da investigação, bem como: nível de ensino, área curricular, deficiência abordada e tecnologia utilizada. Em seguida, propôs-se analisar as contribuições do uso dos recursos tecnológicos para o Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. A partir da análise dos dados, foi possível inferir que as tecnologias, podem se configurar como instrumentos mediadores para o processo de aprendizagem para os estudantes PAEE. Além disso, elas podem favorecer a motivação dos estudantes, por ser algo que, geralmente os estudantes já tem contato e domínio e, ainda, oferece a possibilidade para que estes rompam com as barreiras sensoriais e/ou físicas, impostas por uma sociedade pouco inclusiva, que podem impedir ou dificultar o seu processo educativo, tendo assim um acesso equitativo ao ensino. Assim, com a utilização dos recursos tecnológicos, é possível respeitar o ritmo de aprendizagem de todos os estudantes, possibilitando que eles assumam uma posição ativa no processo educativo. Portanto, a realização da presente investigação evidenciou a potencialidade da utilização dos recursos tecnológicos para oferecer a todos os estudantes, independentemente de suas condições, um ensino de qualidade.
Abstract: Technologies are configured as an important resource for the processes of teaching and learning. Studies show that, depending on the way they are used in the educational field, they can favor the process of inclusion of Special Education Students (PAEE). Thus, it is understood the relevance of studying how Brazilian research is approaching the use of technologies in science and mathematics teaching from the perspective of Inclusive Education. To this end, an investigation was conducted to analyze how Digital Information and Communication Technologies and Assistive Technologies have been addressed in Theses and Dissertations that are available in the catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), regarding the Teaching of Sciences (Biology, Chemistry and Physics) and Mathematics from the perspective of Inclusive Education. It is emphasized that this study is of a qualitative nature and can be characterized as bibliographical research. In this context, a bibliographical investigation was carried out in the catalog of Theses and Dissertations of CAPES during the second semester of 2020 and, by means of selection criteria, 35 researches were initially found that addressed the use of technology in Science and Mathematics Teaching from the perspective of Inclusive Education. After a thorough reading of the papers in order to find the recurring themes, a mapping of 32 papers that covered the theme of the present research was carried out, concerning the general data of the investigation, such as: level of education, curricular area, disability addressed, and technology used. Subsequently, it was proposed to examine the contributions of the use of technological resources to the Teaching of Science and Mathematics from the perspective of Inclusive Education. Based on the data analysis, it was possible to infer that these technologies can be configured as mediating instruments for the learning process of PAEE students. Besides that, they can favor students’ motivation, by being something that, generally, the students already have contact and domain. Also, it offers the possibility for them to overcome sensorial and/or physical barriers imposed by a not very inclusive society, which can prevent or hinder their educational process, thus having an equitable access to education. Therefore, by using technological resources, it is possible to respect the learning pace of all students, allowing them to assume an active position in the educational process. Therefore, the present research has evidenced the potentiality of using technological resources to offer all students, regardless of their conditions, a quality educational experience.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino de ciências e matemática
Tecnologias
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3278
Data do documento: 4-Mar-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022064.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.